segunda-feira, 27 de junho de 2011

Hackers invadem portal da Prefeitura de Belém

Folha de São Paulo

O portal da Prefeitura de Belém (PA) foi invadido na madrugada deste domingo por hackers que alteraram a página principal do site e substituíram notícias e fotografias por ironias e ameaças de novos ataques.

"Desculpem o transtorno, mas este site não é confiável", escreveram os invasores virtuais, em uma nota intitulada "Mais um site hackeado". Em outra nota, afirmaram que a "onda de ataques vai continuar" e que "todo o banco de dados do site" havia sido copiado.

Várias notícias foram apagadas. No lugar de uma delas, os "invasores" escreveram: "Eu 
posso, vc [você] pode, venha conosco, bem-vindos ao nosso mundo, um mundo de dados, um mundo de vulnerabilidades....". Em seguida, assinaram como sendo "fantasminha" e "#lulzsecbr", grupo supostamente responsável pelas invasões recentes dos sites da Presidência, da Receita Federal, do Senado, dos ministérios do Esporte e da Cultura e da Petrobras.

Segundo a assessoria da prefeitura, o ataque ocorreu por volta da meia-noite e só foi descoberto às 8h. O portal foi retirado do ar logo em seguida e submetido à perícia por técnicos da Companhia de Informática de Belém, ligada à administração municipal.

Os peritos, de acordo com a assessoria, constataram que a ação havia sido restrita, e não ampla, como os hackers haviam anunciado. Os invasores, afirmou, não tiveram acesso aos bancos de dados nem a informações confidenciais.

O portal, entretanto, continuava fora do ar na tarde de domingo, sem previsão de retorno. Os técnicos realizam uma varredura no sistema para descobrir a brecha que permitiu o acesso dos piratas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário