Brasil lidera exportação de sucos e busca novos mercados
De cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo, três são produzidos nas fábricas brasileiras. De acordo com dados da Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos – CitrusBR, o Brasil detém cerca de 50% da produção mundial de suco de laranja, exporta 98% do que produz e, com isso, alcança 85% de participação no mercado mundial.
De cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo, três são produzidos nas fábricas brasileiras. De acordo com dados da Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos – CitrusBR, o Brasil detém cerca de 50% da produção mundial de suco de laranja, exporta 98% do que produz e, com isso, alcança 85% de participação no mercado mundial.
Números que surpreendem, mas que também preocupam.
Após queda no consumo de suco cítrico nos principais países compradores, setor tenta recuperar mercados estagnados e buscar novos negócios.
Segundo o presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer, os principais importadores de sucos cítricos brasileiros são a União Européia, com 70% do produto exportado, e Estados Unidos, com 18%, seguidos de China e Japão, com 3% do exportado cada um. Entretanto, há aproximadamente uma década o mercado europeu ficou estancado e os Estados Unidos tiveram queda de 25% no consumo da bebida. “Este é um quadro de estagnação para o Brasil como maior produtor e exportador. Espera-se que os grandes mercados aumentem o consumo e os emergentes comecem a consumir o produto”, afirma Lohbauer.
Com objetivo de conquistar novos mercados, empresas exportadores e a Associação trabalham com ações e projetos.
Há um mês a CitrusBR lançou a campanha I feel Orange (www.ifeelorange.com) em um portal próprio na internet e em diversas redes sociais.
A campanha visa promover o consumo do suco de laranja no mundo apresentando-o não apenas como um produto, mas uma atitude e um estilo de vida.
Já as empresas exportadoras planejam eventualmente instalar filiais na China, país que tem aumentado importação da bebida. Um dos motivos é que o suco brasileiros é exportado a granel, que é mais barato que em tambor, sistema utilizado por aquele país. “O mercado chinês na última década dobrou de tamanho, mas ainda é muito pequeno. A China tem muita fruta in natura, são os primeiros produtores de tangerina no mundo. Ela tem uma concorrência grande”, comenta Lohbauer.
Entretanto, o presidente ressalta que à medita em que a renda do chinês aumenta e que a população urbana vai comprando mais em supermercado e mudando seus hábitos de consumo, este pode se tornar um bom investimento a longo prazo.
Citricultura no Brasil -
Com cerca de 165 milhões de árvores em 2010, a citricultura no Brasil envolve direta e indiretamente cerca de 230 mil empregos, gerando uma massa salarial de R$676 milhões.
O PIB do setor é de U$6,5 bilhões (2009), dividido em U$4,39 bilhões no mercado interno e U$2,15 no mercado externo.
Segundo a CitrusBR, a estimativa da safra de laranja de 2011-12 do Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro é de 387 milhões de caixas de laranja de 40,8 Kg.
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