quarta-feira, 22 de junho de 2011

Santarém 350 anos

Antenor Pereira Giovannini (*)

Há o que comemorar?

Sinceramente para quem aqui vive há quase 10 anos, creio que não.
Para quem tem uma filha santarena com muito orgulho , não.
Para quem adotou essa terra como se sua fosse e tem muito amor por ela, não.

A não ser que se queira comemorar pelo fato de Santarém ter um povo hospitaleiro, amável, receptivo, sincero, com seu jeito simples de ser, como em poucas partes do País se observa, mas, em termos de realizações, sinto, mas não consigo enxergá-las.

350 anos e não temos um Plano Diretor e conseqüentemente um Código de Postura que conceda à cidade uma organização básica de crescimento e pelo fato de não ter todo mundo faz o quer na cidade.

350 anos e não temos uma hidroviária para atender a enorme demanda haja vista Santarém ser um pólo de convergências de inúmeros outros municípios e comunidades ribeirinhas.

350 anos e se observa ainda uma falta de infra-estrutura básica como saneamento no centro da cidade onde há filetes de esgoto correndo junto ao meio-fio e indo direto para o rio. A periferia se torna pior ainda. Isso sem contar com falta de água em grande parte da cidade.

350 anos e se observa uma cidade suja, com calçadas cheias senão de lixo, de entulhos deixados para que a Prefeitura os retire. Isso sem contar com pisos desiguais de calçadas que na maioria das vezes obriga os pedestres a literalmente a ter que andar pelas ruas correndo o risco de serem atropeladas.

350 anos e enormes problemas na saúde onde atendimento médico é fruto de má gerência e competência administrativa. O Hospital Municipal não consegue atender a demanda e isso gera caos e excesso de reclamações.

350 anos e a parceria governo estadual com municipal é fictício que se arrasta por anos e anos independente se os partidos que governam sejam os mesmos. Não há entrosamento em prol do crescimento da cidade e região como um todo.

350 anos e não temos uma indústria e sequer uma zona industrial capaz de receber eventuais empresas. Nem mesmo um plano de atração para que empresas aqui se instalem existe. Temos um porto bem mais próximo que os demais portos do País para alcançar os EUA e Europa e não é usado de forma a equacionar receita e trabalho, dando chances que essas centenas de jovens que se formam nas Universidades locais tenham espaço no mercado de trabalho na própria região.

350 anos e não temos planos de gerar renda e emprego,.

Por tudo isso, apenas se canta parabéns e se corta o bolo pelo povo que esperançoso e de forma pacífica, aguarda que dias melhores possam vir e Santarém saia desse marasmo absoluto que se encontra.

(*) Aposentado, e agora comerciante morador em Santarém (PA)

Um comentário:

  1. MESTRE ANTENOR,

    NÃO TENHO VISTO PUBLICADOS MEUS COMENTS. TÁ CUM RAIVA DEU?
    VEJA ESTA: ONTEM, FERIADO DE CORPUS CRHISTI, O MEU QUERIDO BAIRRO DO SANTÍSSIMO PASSOU QUASE O DIA TODO SEM ÁGUA NAS TORNMEIRAS, PELO MENOS LÁ EM CASA FOI ASSIM.
    FOI SÓ O CIRCO IR EMBORA E A TRISTEZA ACAMPOU NA " PÉROLA... ".

    CHAGUINHA AD

    ResponderExcluir