Produtores do Acre vão colher 77 mil quilos de amendoim
Conhecido também como amendoim cavalo ou do Quinari, o produto gera renda e melhora as condições de vida de 37 agricultores familiares.
Com uma produção estimada em 77 mil quilos na colheita deste ano, o amendoim cavalo, mais conhecido como amendoim do Quinari, gera renda e melhora as condições de vida de 37 agricultores familiares de Senador Guiomard e oito de Plácido de Castro, no Acre.
Estes produtores vêm recebendo orientação e assistência técnica do Sebrae no Acre, por meio do projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Amendoim do Quinari. Nele foi realizado um diagnóstico da produção e das potencialidades de mercado para este produto, que já ganha destaque nacional.
Para aproveitar esta oportunidade, a equipe do Sebrae vem melhorando a organização cooperativa dos produtores e suas técnicas de cultivo para aumentar a produtividade hoje avaliada entre 1,5 mil.a 2 mil quilos por hectare.
O cultivo comercial do amendoim cavalo foi iniciado nos anos 60 pelas famílias japonesas trazidas para o Acre para formar primeiro polo hortigranjeiro e acabou se transformando num dos produtos tradicionais do Estado pelo tamanho, sabor e qualidade dos grãos.
“Estamos estimulando a melhoria da produtividade do amendoim cavalo através de uma parceria com pesquisadores da Embrapa de Campina Grande-PB, que vem desenvolvendo trabalhos com vários tipos de oleaginosas. Vamos realizar em agosto e setembro dois cursos para que os produtores aprendam técnicas de boas práticas no manejo de suas colheitas a fim de evitar o desenvolvimento do fungo Aspergillus, que quando aparece, acaba contaminando os grãos com a Aflatoxína.
Isso é fundamental para garantirmos a boa qualidade do produto vendido aos consumidores”, esclareceu Nilcilene Queiroz, gestora do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário