Nos últimos sete anos, o "Fantástico" perdeu 42% em audiência em SP. Foi nesse período em que o dominical da Globo passou a sofrer concorrência do "Domingo Espetacular", da Record. Ambos duelam pelo mesmo público e são exibidos no dia e horário mais caro da TV brasileira --o domingo à noite.
O "Domingo Espetacular" estreou em abril de 2004 (Record) como réplica estética de seu concorrente. Tinha à frente também um ex-global (Celso Freitas), e vários quadros semelhantes aos do "Fantástico", o que foi apontado como um tipo de plágio.
A disputa pelo domingo se tornou agressiva nos últimos anos, com suspeitas até de espionagem entre as equipes e produções. Como estratégia, a Globo passou inclusive a atrasar a chamada semanal que faz do "Fantástico", pois várias vezes viu uma "grande matéria" aparecer no concorrente, e antes. Por várias vezes a Record adiantou o "Domingo Espetacular" em seu horário, para antecipar matérias, casos e entrevistas que a Globo eventualmente também tivesse.
A tática da Record com o "Domingo Espetacular" vem dando frutos. Em porcentagem, 100% de crescimento no ibope em sete anos de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário