quarta-feira, 25 de maio de 2011

Soja: Sorriso/MT mantém topo do ranking

O município de Sorriso (460 quilômetros ao norte de Cuiabá), acostumado ao topo do ranking por possuir a maior área plantada de soja do mundo, 600 mil hectares, amplia a coleção de recordes e fecha a safra 10/11 com o título de produtividade do Estado: 57,3 sacas por hectare, crescimento de 10% na produção.

A afirmação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que divulgou no último dia 16, mais um boletim semanal da soja.

Sorriso - MT
Conforme os apontamentos dos especialistas do Imea, Sorriso manteve seu lugar de destaque na produção do grão, enquanto que problemas climáticos fizeram com que municípios como Campo Novo dos Parecis e Sapezal caíssem no ranking, pois as produtividades obtidas, 52 sacas/ha e 50,5 sacas/há, respectivamente, foram inferiores comparadas a Nova Mutum, por exemplo.

As boas condições climáticas foram determinantes para que as lavouras de Nova Mutum também registrassem uma boa produtividade, que ficou na média de 55 sc/ha, colocando o município em segundo lugar no ranking, com aumento de 5,5% na produção. Na outra ponta da tabela, Ipiranga do Norte também merece destaque, tendo aumento de produtividade, de 52 sc/ha para 57,5 sc/ha.

Conforme o relatório publicado na semana passada pelo Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a projeção da produção brasileira de soja sofreu uma redução de 0,7%, em relação aos dados da safra 10/11.

É previsto que cerca de meio milhão de toneladas deixe de ser produzida. Entretanto, a produção brasileira de soja continua estimada acima da casa dos 70 milhões de toneladas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário