sábado, 23 de março de 2013

Tal qual o espermatozóide manquinho ....

Pacote emergencial tenta reduzir caos logístico na supersafra  

Folha de São Paulo 

O governo federal prepara um pacote de medidas emergenciais para tentar aliviar os problemas gerados com o início do escoamento da safra de soja e milho. O anúncio deve ocorrer na semana que vem. 

Os congestionamento quilométricos no porto de Santos e a decisão de uma grande "trading" chinesa de cancelar a compra de soja brasileira obrigaram o governo a apresentar plano para minimizar os gargalos logísticos. 

O objetivo é apresentar ações de curto prazo que minimizem problemas como a falta de armazéns e de caminhões, além da dificuldade para contratação de transporte em algumas regiões. 

Só que os próprios técnicos do governo tratam as medidas como meros "paliativos". Com a supersafra em andamento, nenhuma solução definitiva é possível agora. 

A situação ganhou contornos de crise nesta semana, quando uma "trading" chinesa suspendeu a compra de 2 milhões de toneladas de soja devido a atrasos para o carregamento de navios. 
Os quilométricos congestionamentos no porto de Santos também estão pressionando o governo a agir nesse momento de crise. 

O pacote já deveria ter sido anunciado, mas atrasou devido a troca de comando no Ministério da Agricultura. Na última semana, o peemedebista Mendes Ribeiro Filho deu lugar ao colega de partido Antônio Andrade. 

A grande repercussão dos congestionamentos e da decisão chinesa fez o governo acelerar o plano, segundo a Folha apurou. 

Entre as ações paliativas que poderão ser anunciadas, está a abertura de espaço nos armazéns públicos nas regiões com deficit de armazenagem. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) pode ajudar, mas tem apenas 2,2 milhões de toneladas de capacidade estática. 

Outra medida que pode ser tomada é a realização de leilões para a contratação de frete destinado a regiões com carência de transporte. 
A supersafra de grãos atraiu a frota de caminhões para alguns corredores de exportação, como a BR-163, e deixou áreas sem capacidade de disputar espaços nos caminhões de soja e milho. 

Esse movimento comprometeu, por exemplo, o transporte de grãos para o Nordeste, onde neste momento pequenos agricultores enfrentam --além da escassez de milho-- uma severa seca. 

MEDIDAS REPETIDAS 
O plano de ação está sendo coordenado pela Casa Civil, mas a montagem é feita pelos ministérios da Agricultura e dos Transportes e pela Secretaria Especial de Portos. 

Como há pouca coisa a fazer agora, os três ministérios envolvidos no plano de ação devem incluir no pacote medidas já anunciadas. 
Entre essas, estão: 
1) mudança no marco regulatório dos portos, cujo objetivo é destravar os investimentos em terminais;
e 2) novas rodadas de concessões rodoviárias e ferroviárias. 

A novidade pode vir do Ministério da Agricultura. A pasta poderá antecipar detalhes do próximo Plano de Safra 2013/2014. Neste, a pasta poderá anunciar novas linhas de crédito subsidiadas para estimular a construção de armazéns, além de propor projetos de melhoria logística. 

Nota do Blog: Como sempre o governo age tal qual um espermatozóide manquinho, ou seja, sempre atrasado. Há quanto e quantos anos se fala, escreve, denuncia a respeito dos problemas de logística nesse País. Entra ano e passa ano e a mesma coisa. Nada é feito. Apenas blá-blá de presidentes, governadores, prefeitos ... Uma vergonha. E agora diante de um novo recorde de safra não temos estradas, não temos logística, não temos armazéns .. ora .. bando de pulhas e enganadores. E agora vem com esse papo de ações emergenciais com milhares de caminhões parados em vários pontos, portos atravancados e navios à espera de carga e apenas cobrando uma estadia absurda devido a demora. Literalmente o País do engana que eu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário