sexta-feira, 15 de março de 2013

No Brasil , o crime compensa

Antenor Pereira Giovannini (*) 

Não se trata de nenhuma novidade o crescimento absurdo da criminalidade em nosso País. 

Alguns crimes chegam às raias da insanidade demonstrando claramente que urge a necessidade de nossas autoridades em todos os setores tomarem alguma atitude mais enérgica, na tentativa de que tenhamos no mínimo alguma redução. 

Já não se podem classificar os crimes como sendo tão somente gerados por problemas sociais, problemas de desigualdades etc.. Temos crimes em todos os níveis e repito alguns bestiais que se duvida que tais facínoras sejam realmente da classe humana. 

Diariamente a mídia estampa e traz todos os tipos de crimes chegando ao cúmulo de termos programas televisivo exclusivos com duração de horas e onde não para a exposição de crimes de todas as espécies. À grande maioria do povo que trabalha que se dedica ao seu crescimento pessoal e de sua família fica sempre a pergunta do motivo para que os crimes aumentem de forma desproporcional e incontida. 

Certamente sociólogos, psicólogos farão um perfil de inúmeros motivos, mas, certamente os principais estarão nos quesitos da impunidade, das leis brandas, das regalias que o sistema penal brasileiro concede aos criminosos , numa sensação de que o crime compensa porque mesmo sendo presos, julgados e condenados, com pouco tempo de cadeia estarão de volta às ruas para continuarem praticando os mesmos e até outros crimes. 
O tempo de cadeia irá se transformar em período de descanso e principalmente de aprendizado para aqueles que se iniciam na carreira criminal. 

Aonde vamos parar? Quem poderá nos trazer soluções se nossos dirigentes são omissos, desinteressados, incompetentes, dolentes, em tomarem atitudes enérgicas nesse contexto de mudança radical em nossas leis penais? Quem? 

Qual seria o papel de uma Presidente da República ao tomar conhecimento que o país que ela administra possui uma enciclopédia de leis, porém, paralelo a isso existem outras tantas enciclopédias debaixo dos braços de advogados concedendo uma série de regalias aos seus clientes que fazem com que um juiz, um promotor público, a polícia de forma geral, fiquem de mãos e pés atados e vendo facínoras, criminosos, estupradores, pedófilos, livres e soltos a realizarem novas investidas e gerando novas buscas, novas prisões, novos processos, novos gastos com um mesmo delinquente? 

Porque não parte da comandante maior uma convocação do seu legislativo sendo ele aliado ou não para que modifiquem de maneira radical tudo isso e acabando com todas as regalias que hoje se observa?

Como é possível aceitar que alguém condenado a quase 30 anos de prisão pelo assassinato de um casal que se encontrava dormindo e sem noção do que estava ocorrendo, sem defesa e passados pouco mais de 10 anos, os assassinos confessos estão nas ruas no chamado regime semiaberto, onde poderão trabalhar de dia e retornar à noite para cadeia, como é o caso dos irmãos que mataram o casal Richetoffen, como aceitar isso ?

Ou ainda, o julgamento de ontem onde o réu foi condenado há 20 anos (já deveria ter sido muito mais) pelo assassinato de uma advogada que foi atirada numa represa ainda viva dentro do seu carro, onde o juiz ao declarar a sentença, fez uma lista do comportamento totalmente antissocial do réu, e ao final apesar dos 20 anos de prisão já se sabe que com 40% da pena cumprida, ou seja, 8 anos o réu pode conseguir esse tal de regime semiaberto e depois de um ano conseguir regime aberto. Se isso não é sandice não se sabe que outro nome se pode dar. 

Que lei é essa? 
Que País concede tantos benefícios para um criminoso que afora isso ainda pode ser beneficiado com saidinhas de dia do pai, da mãe, do natal... Isso é ser sério? 

Isso sem contar que quase nenhum deles trabalha para gerar seu sustento, para manter a cabeça ocupada e principalmente dando certo retorno financeiro para a sociedade do que ele realmente custa aos cofres públicos ficando trancafiado e tendo 3 refeições por dia, quando muitos que estão aqui fora não possuem esse privilégio. 

Outros países 10 anos ou 20 anos ou 30 anos ou prisão perpétua são integralmente cumpridos, sem regalias, simples. Cometeu um crime, paga integral . 

Aqui cada dia mais nossa própria legislação nos concede a certeza que no Brasil o crime compensa. 

 (*) Aposentado e morador em São Paulo

Um comentário:

  1. Um país do enôgo, da enganação .. se os mandantes que são processados, condenados não vão para cadeia , vc acha que um que tenha algum dinheiro irá ...??/ só pobre, preto e puta vão para cadeia nesse País

    ResponderExcluir