quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Araguaia

Em 10 anos Araguaia produzirá sozinho toda soja cultivada hoje pelo MT

Em entrevista exclusiva ao Araguaia Notícias o presidente da APROSOJA, associação dos produtores de soja do Mato Grosso, senhor Glauber Silveira, disse que em 10 anos a região do Araguaia vai produzir sozinho, tudo aquilo que o estado produz de soja hoje, ou seja, a previsão da instituição é que a quantidade de toneladas do grão dobre graças à expansão de áreas na região Araguaia.

“O Araguaia é hoje a ultima fronteira agrícola do Mato Grosso, e segundo um estudo feito pela Aprosoja existem na região seis milhões de hectares que podem ser usados para o plantio de soja, parte deles já estão no cultivo, outra parte são de terras planas, já abertas e de solo degradado que estão sendo adaptadas a soja. Com a média de crescimento do plantio da região por ano, em dez anos o Araguaia vai colher sozinho, tudo aquilo que é cultivado hoje por todo o estado do Mato Grosso”, disse o presidente Glauber.

Hoje o Mato Grosso destina cerca de seis milhões e duzentos mil hectares para lavouras de soja, destes 950 mil estão no norte Araguaia.

Para o presidente Glauber Silveira a logística da região ainda depende da conclusão do asfalto da BR 158, o que segundo ele ainda trava o desenvolvimento da região. “Você não pode escoar uma safra hoje em dia por estradas de chão e pontes frágeis, por isso a conclusão do asfalto da BR 158 é fundamental para o Araguaia, proporcionando o escoamento pelo norte, o que vai fazer com que caia os custos com transporte, acredito ainda que com a conclusão dessas obras quase toda safra do estado vai ser escoada por ela, rumo a Marabá - PA ou Colinas – MA”, ressaltou. Para que essa potencialidade se torne realidade Glauber destacou a importância da região se politizar, pois precisa de representantes capazes de pressionar o governo quanto as demandas e necessidades de suas cidades.

“O Araguaia precisa se politizar, para não perder essa oportunidade, deixar de votar em candidatos de fora e votar em lideres da região, isso é fundamental para que as negociações em todas as esferas dos governos sejam aceleradas, hoje ela é a única região do estado que não tem nenhum representante eleito seja no estado ou na federação, e isso precisa mudar já próxima eleição, somente assim o Araguaia terá mais autoridade junto ao governo”, disse Glauber.

O presidente Glauber concluiu afirmando que o crescimento do Araguaia pode acontecer em 10 anos ou demorar mais, vai depender do comportamento e da consciência das pessoas em acreditar e valorizar a região e isso, enfatizando, que isso precisa se refletir na eleição de representantes do Araguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário