sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ih!!!! Esquecí .... Que cara de pau ...

Ministro do Trabalho recebeu diárias e admite devolvê-las

Do Blog Contas Abertas

No depoimento que prestou no Senado Federal, o ministro Carlos Lupi não soube afirmar exatamente se recebeu diárias na viagem ao Maranhão. Contudo, conforme matéria publicada pelo Contas Abertas mais cedo, ao menos no que diz respeito ao pagamento de diárias, o ministro Carlos Lupi estava, sim, a trabalho no período de 10 a 14 de dezembro de 2009, ocasião em que foram usados os jatinhos particulares. Lupi afirmou que pode devolver as diárias que forem consideradas irregulares.

De acordo com ordem bancária obtida no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), no período mencionado o ministro recebeu três diárias e meia, referentes a viagem de Brasília às cidades de São Luís, Imperatriz e Teresina, valor total de R$ 1.736,90. Como suas atividades envolviam ações políticas, o pagamento das diárias integrais foi questionado pelo Contas Abertas e, a partir daí, por alguns senadores que assistiam ao depoimento.

O assessor do ministro, Fábio Borges de Abreu, também recebeu diárias para realizar viagem às mesmas cidades, na mesma época, no valor total de R$ 1.209,20.

A diária é um direito do servidor da administração federal direta, autárquica e fundacional que se desloca a serviço da localidade onde trabalha para outra cidade do país ou ao exterior, conforme o Decreto 5.992/2006. Os valores pagos pela União, que devem custear hospedagem e deslocamento, variam de acordo com o cargo ocupado e o destino da viagem. Os ministros recebem valores maiores do que os destinados aos demais funcionários. Vale que ressaltar que para obter a diária integral o servidor precisa estar em atividade a serviço do ministério.

O caso está diretamente ligado às denúncias que levaram o ministro a prestar esclarecimentos no Congresso Nacional esta semana. A revista revelou que caciques do PDT, comandados por Lupi, cobravam propina de ONGs para evitar contratempos nas prestações de contas. O ministro disse na ocasião, não conhecer Adair e afirmou que não viajava em aviões particulares. O fato não se confirmou, já que Adair também aparece nas fotos e esteve presente no avião.

As denúncias sobre a viagem oficial foram feitas pela revista Veja desta semana. O ministro terá que explicar a viagem oficial que fez com avião privado, alugado, supostamente, pelo dono de uma rede de ONGs que, meses depois, foi beneficiado com convênios para atender a projetos da Pasta. De acordo com a reportagem, Lupi percorreu sete municípios do Maranhão, em dezembro de 2009, na companhia de três pedetistas e do dono das ONGs, Adair Meira.

A comitiva viajou para o lançamento de um programa de qualificação profissional em vários municípios, a bordo de um King-Air branco com detalhes em azul. Além de Adair Meira, os acompanhantes do ministro eram o ex-governador do estado Jackson Lago (já falecido), o então secretário de Políticas Públicas de Emprego, Ezequiel de Sousa Nascimento, e o então assessor de Lupi e hoje deputado federal Weverton Rocha.

Logo após a circulação da revista Veja desta semana, o PDT divulgou no site nota na qual diz que Lupi esteve no Maranhão em dezembro de 2009 para cumprir agendas “oficiais e partidárias”, e que o trecho de Brasília a São Luiz (MA) foi feito em vôo regular da companhia aérea TAM.

Já os deslocamentos dentro do Maranhão teriam sido de responsabilidade do Diretório Regional do PDT-MA e do deputado federal Weverton Rocha. De acordo com a nota, “o responsável (...) pelo empréstimo do avião, à época, não tinha nenhum tipo de relação com convênios do ministério”. Contudo, o diretório regional já afirmou que nada teve a ver com os deslocamentos.

Mistura de interesses políticos e públicos
Essa não é a primeira vez que o ministro misturou interesses públicos com políticos. No começo de 2008, um ano após assumir a Pasta, Carlos Lupi teve que deixar a presidência do PDT, pois o acúmulo de cargos foi considerado incompatível pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Novos depoimentos
O caso da viagem também será tema de reunião das bancadas do PDT na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e da Executiva Nacional do partido. O ministro deve depor novamente na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. Na semana passada, durante audiência na comissão, Lupi negou conhecer o empresário Meira e assegurou não ter viajado no jato executivo Air King. Mas um vídeo divulgado na última terça-feira (15), na página da revista Veja na internet, mostra o ministro e o empresário desembarcando do jatinho.

Nota do Blog: É de um cinismo enervante. Cara de pau. Esqueceu sobre a questão das diárias se recebeu ou não! . Numa empresa privada séria com certeza somente o fato de alegar que iria devolver as diárias já seriam uma demonstração de irregularidade que causaria sua imediata demissão por justa causa e sem direitos. Mas no País do faz de contas, no Pais do engana que eu gosto , tudo é válido e um cidadão desse nível continua no governo e achando que não fez nada de ilegal.

Um comentário:

  1. Papai Noel19/11/11 07:37

    Caro Antenor ... caro Antenor ....
    Há um contraponto conceitual na diferença entre o mentir e o esquecer . Você está sendo extremamente gentil e condescendente ao dizer que o moço se esqueceu . Isso é a podridão furuncular vindo à tona como se fossem as lavas de um vulcão eterno e interminável. Isso é a gênese da nossa Bananalia, a terra abençoada que ganhou a maldição de receber primatas da pior qualidade para administrá-la . Não sei se você teve a oportunidade de ver,uma matéria apresentada pelo Jornal Nacional sobre a cidade de Vargem Grande no Maranhão, o feudo cinquentenário do clã Sarney. O esgoto é a céu aberto, não há água potável, e a escola pública é uma tapera que mal abriga 10 alunos. A fila para o Bolsa Familia é imensa e isso é a única renda de que as familias dispõem. É uma espécie de retrato do inferno. Mas o clã Sarney continua no poder, eleito por esse mesmo povo há 50 anos. Enquanto isso, Roseana é governadora, seu gerador é presidente do Senado e o sr ex-presidente computa votos e faz marketing com seu câncer de laringe tratado no Hospital Sirio LIbanes.
    Desculpe caro Antenor ,mas perdoe a insistência no tema, mas isto não tem mais solução pelo menos nos próximos 500 anos. A imoralidade, a desonestidade, a falta de senso ético, o cinismos e a desfaçates estão impregnados no código genético dessa gentalha. Hoje parado no trânsito de uma estrada observava o grande número de veículos andando pelo acostamento sem a menor cerimônia ou constrangimento. Infringem a lei, aquilo pelo qual vivem propugnando, sem qualquer dificuldade ou barreira. Onde é que se pode chegar num lugar assim?
    Vocè acha que ainda há esperança?
    Boa noite
    Papai Noel

    ResponderExcluir