Tecnologia de silício ajuda a aumentar eficiência na distribuição de água
Bombas movidas à energia solar e sistemas de irrigação por gotejamento reduzem a utilização de água em fazendas.
À medida que países do mundo todo combatem a escassez de água devido ao rápido crescimento da população e às mudanças climáticas, a tecnologia de silicone está ajudando fazendeiros de todo o mundo a irrigar suas plantações de forma mais eficiente, reduzindo a quantidade de água necessária.
Segundo a UNICEF, quase três milhões de pessoas não têm água suficiente na província de Shanxi, ao norte da China; na Índia, 12 estados estão enfrentando a maior seca do século e, no Paquistão, quase três milhões de cidadãos poderão passar fome devido à escassez que afetou as colheitas e a pecuária.
Aproximadamente 70% de toda a água doce usada internacionalmente têm por finalidade a agricultura e, portanto, as inovações tecnológicas e a conservação por meio de sistemas eficientes de irrigação terão um papel cada vez mais importante para assegurar o fornecimento de água adequado e dar conta das crescentes necessidades de alimentação.
As bombas movidas à energia solar e as membranas de borracha de silicone usadas nos sistemas de irrigação por gotejamento para controlar o fluxo de água são duas inovações que contam com o silício e podem ajudar.
Os painéis solares fotovoltaicos (PV) usam silício policristalino para transformar a energia do sol em eletricidade e alimentar dispositiv os, como bombas d´água, que podem ser movidos de um local para outro sem precisarem estar ligados a uma rede elétrica municipal, o que é importante principalmente para fazendeiros em áreas remotas.
“A energia solar proporciona uma convergência incrível do sol e do silício, dois recursos naturais abundantes que produzirão uma solução ecológica sustentável para as necessidades de energia e água globais”, afirma Greg Bausch, gerente de mercado de produtos solares do Hemlock Semiconductor Group, um dos maiores produtores mundiais de silício policristalino e uma joint venture da qual a Dow Corning Corporation é a principal acionista.
No entanto, o papel dos materiais à base de silício não para por aí.
Devido à sua durabilidade e capacidade de funcionar em uma ampla faixa de temperatura, a borracha de silicone usada nos sistem as de irrigação por gotejamento auxilia no controle da quantidade de água, em alguns casos liberando apenas algumas gotas por vez no solo.
“A conservação de água é uma área na qual materiais à base de silício podem ajudar a tratar de um problema global cada vez mais grave e fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Justin Jorgensen, gerente de marketing global da marca XIAMETER® da Dow Corning. “Além disso, a necessidade de conservar água é mais urgente em partes do mundo em desenvolvimento onde o custo é um problema. Com a marca XIAMETER, fornecemos produtos de silicone padrão de alta qualidade e confiáveis sem o custo ou a complexidade da personalização que não seja necessária para os nossos clientes”.
Visite www.xiameter.com.br ou www.hscpoly.com para saber mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário