quinta-feira, 28 de julho de 2011

Usina de açúcar e bioenergia

Bunge inaugura 1ª usina de açúcar e bioenergia do TO

A Bunge inaugurou oficialmente, sua primeira usina de açúcar e bioenergia no Tocantins, no município de Pedro Afonso, na última quinta-feira, 21 de julho .

A unidade, que recebeu investimentos de R$ 600 milhões, é a primeira greenfield (projetada e construída a partir de uma área livre) da Bunge e a oitava usina produtora de açúcar e bioenergia da empresa, que já atua no setor em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

A trading japonesa Itochu é sócia no empreendimento, com 20% do capital.

A usina de Pedro Afonso vai operar totalmente dentro dos conceitos da tripla sustentabilidade – social ambiental e econômica, e amplia a oferta de empregos qualificados na região.

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, Jaime Café, vê com muito otimismo a chegada de novos investimentos voltados à agregação de valor à produção primária para o Estado.
“O desenvolvimento do Tocantins está diretamente ligado ao desenvolvimento do setor produtivo, que tem demonstrado sua força e projeção de crescimento. E a evidência disso é o interesse da iniciativa privada em investir no nosso Estado”, afirmou o secretário, referindo-se a instalação da Bunge em Pedro Afonso.

Segundo ele, é uma tendência natural que nos próximos anos o Tocantins tenha uma área de pastagem menor, em razão do crescimento das lavouras de grãos e de cana-de-açúcar. “A instalação de uma empresa do porte d a Bunge em nosso Estado mostra que temos potencial para crescer e, principalmente, que podemos potencializar nossa produção sem aumentar a área desmatada, através do emprego de tecnologia”, avaliou o secretário.

A solenidade foi prestigiada por, entre outras autoridades, o governador do Estado, Siqueira Campos; o ministro de Minas e Energias, Edison Lobão; o embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa; o presidente da Bunge Brasil, Pedro Parente; os secretários de Governo Jaime Café (Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário), Renan de Arimatéria (Casa Civil), Lívio de Carvalho (Relações Institucionais), Borges da Silveira (Ciência e Tecnologia), entre outros.

Projeto greenfield -
Projeto greenfield ou Greenfield Project refere-se a um projeto que está sendo concebido e executado onde não existe atualmente uma organização empreendedora, ativo ou operação.

Um “greenfield site” é um local onde não existe infra-estrutura presente para suportar o projeto. Termo utilizado para descrever uma área de terra em que nenhuma infra-estrutura foi construída, porém existe um projeto para que seja feita uma obra no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário