O ex-subdiretor-geral da companhia estatal China Mobile Zhang Chunjiang foi condenado nesta sexta-feira à morte por corrupção, mas a pena pode ser comutada por cadeia perpétua se for comprovado bom comportamento durante dois anos, informou a agência oficial "Xinhua".
Um tribunal da província de Hebei ordenou ainda a privação de seus direitos políticos e o confisco de todos os ativos pessoais do ex-subdiretor da China Mobile, a maior companhia de telefonia celular do mundo por número de assinantes.
Segundo a sentença, Zhang, de 53 anos, aceitou suborno no valor de 7,46 milhões de iuanes (US$ 1,15 milhão) entre 1994 e 2009 em diversas acusações, incluindo a do chefe do Partido Comunista da China (PCCh) na companhia.
Zhang poderá ter a pena convertida em cadeia perpétua por ter confessado seus delitos e porque todo o dinheiro do suborno foi recuperado.
O ex-subdiretor foi demitido de seu cargo na China Mobile em janeiro e também expulso do Partido Comunista da China para poder ser julgado.
Outro diretor da China Mobile, Shi Wanzhong, de 51 anos, também foi condenado à morte em junho por ter aceitado US$ 5,06 milhões de suborno da multinacional alemã Siemens.
Nota do Blog: Alguém imaginou se isso fosse aplicado por aqui? Quantas execuções nós teríamos em tão pouco tempo? Senão fosse execução e o dinheiro de todo esse lamaçal que os nossos políticos estão diariamente envolvidos fosse devolvido aos cofres públicos, pelo menos saberiamos que a corja estaria cumprindo prisão perpétua. Lá você tem a escolha de ser mocinho ou bandido. Se quiser ser bandido faça bem feito, se fôr pêgo, dança miudinho. Lá em média ocorre um a dois casos por ano. Aqui, em contrapartida é um caso por hora .
Nenhum comentário:
Postar um comentário