sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Brasil exportando créditos de carbono

Acre vai poder vender carbono para Califórnia a partir de 2012

O Acre poderá vender créditos de carbono florestal para a Califórnia em 2012. Na última terça-feira, foi firmado um memorando de entendimento entre os governadores dos dois Estados, Binho Marques e Arnold Schwarzenegger, além do governador do Estado mexicano de Chiapas, Juan Sabines, para formar um grupo que avaliará projetos da área florestal, no Brasil e no México, passíveis de crédito.

O acordo põe para funcionar na prática o Redd, mecanismo de redução de emissões de CO2 por desmate cuja aprovação é um dos resultados esperados da conferência do clima de Cancún, que começa em dez dias. Em 2012, começa a vigorar na Califórnia uma lei estadual de mudanças climáticas possibilitando a medida. Alguns ambientalistas afirmam que o acordo entre os Estados pode acelerar a regulamentação do Redd nacionalmente no Brasil. 

O governo federal pede calma: como o acordo global determina que só países poderão contabilizar eventuais créditos de Redd, Estados que comprarem esse tipo de carbono de outros poderão estar pagando sem receber. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário