sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Acaraú/CE cultiva novo abacaxi

Um novo tipo de abacaxi foi cultivado experimentalmente por pesquisadores que pretendem lançar no mercado a modalidade, que apresenta mais resistência à fusariose, doença causada pelo fungo Fusarium subglutinans f.sp. ananas, principal problema fitossanitário desta cultura no País.
Esta praga chega a causar até 40% de perdas na produção da fruta em território nacional.

Denominada de abacaxi Vitória, a nova modalidade resulta de pesquisa de melhoramento genético realizada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (BA) e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) do Espírito Santo.

No Ceará, começou a ser testado por um grupo de pesquisadores liderado pela douto randa em Agronomia/Fitotecnia, Aiala Vieira Amorim. Acompanhada do também doutorando em Irrigação e Drenagem, Hernandes de Oliveira Feitosa, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolveram a pesquisa com essa a variedade de abacaxizeiro no Baixo Acaraú.

O projeto foi financiado pelo Banco do Nordeste.
Começou no fim de 2008 e se estendeu até outubro deste ano.
Sob a orientação dos professores Enéas Gomes Filho, Claudivan Feitosa de Lacerda e do pesquisador da Embrapa, Carlos Farley Herbster Moura, os doutorandos trabalharam por cerca de dois anos em uma área aproximada de meio hectare, pertencente a um produtor da região do Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú.

Nesse experimento, os pesquisadores tentaram descobrir a melhor forma de adubação e cobertura do solo para que sejam adquiridos frutos do abacaxi Vitória, já considerado de excelente qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário