segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Borracha natural é tão importante quanto o petróleo

A borracha natural é tão importante quanto o petróleo e o aço, no entanto, a produção é insuficiente se comparada ao alto consumo.

A afirmação é do representante do Portal Assisthe, Marcos Cerqueira, durante palestra no Seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio, realizado na última semana em Inocência/MS.

Com o tema “Mercado da seringueira e as novas tecnologias”, Marcos Cerqueiro destacou em sua palestra que o Brasil tem potencial para se tornar competitivo no setor, porém ainda se encontra na ala dos importadores de produtos inacabados.
“Se o Brasil mantiver esse ritmo de produção de borracha natural, não vamos nos tornar autossuficiente. Nosso ritmo de consumo é muito maio r que o de produção”, salientou.

De acordo com Cerqueiro, atualmente quem se destaca como grande potência no consumo e produção de borracha natural no mundo é a Ásia.
“O Brasil fica como coadjuvante. A Ásia fatura alguns bilhões de dólares (com silvicultura) e o Brasil zero. Os asiáticos também estão na nossa frente no setor moveleiro e construção civil”, completou.

O palestrante lembrou ainda que tanto a borracha quanto a madeira de seringueira são matérias-primas essenciais na confecção de produtos utilizados no dia-a-dia. “Todo lugar que você olha vê borracha ou madeira. A borracha está presente em mais de 40 mil produtos”, citou.

Compreender o funcionamento da cadeia produtiva da heveicultura, segundo Cerqueira, é uma forma de estimular novos produtores a investirem no segmento. De acordo com ele, o investimento é alto, porém, possui retorno lucrativo para o produtor e coloca o País entre as economias de ponta.

“Países como Brasil, China e Rússia, puxam o consumo da borracha. A tendência é que o mercado se torne super aquecido”, finalizou.

O seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio é uma iniciativa do Paniel Florestal e tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário