sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Maradona, 50 anos de vida

Maradona completa 50 anos envolvido em polêmicas, mas com fama intacta
UOL Esporte

Discussões com Pelé, envolvimento com drogas, coleção de desafetos, descuido com a saúde, doping, trapaça dentro de campo e mau desempenho como treinador. Apesar das polêmicas na vida pessoal e profissional durante os seus 50 anos, que serão completados neste sábado, Diego Maradona mantém a aura de ídolo. A popularidade do Pibe segue intacta e nada parece ser capaz de abalar os súditos de um dos melhores jogadores (ou o melhor) da história do futebol.

A sua última aparição como protagonista aconteceu na Copa do Mundo da África do Sul. Maradona fez o que bem entendeu durante a maior competição do futebol mundial e foi estrela, como está acostumado. Ele conseguiu unir toda a Argentina em torno da seleção albiceleste, que foi derrotada pela Alemanha nas quartas de final. O fracasso não abalou o nível de aprovação do técnico.

O Pibe foi descartado após a Copa por desentendimentos com o presidente da AFA, Julio Grondona. No entanto, saiu por cima. O povo argentino e os jogadores que participaram do Mundial conquistado pela Espanha o aprovaram. Astro da equipe, Lionel Messi demonstra carinho por Maradona e dá sinais de o quanto a presença do ex-jogador influenciou positivamente nos dias de concentração da seleção argentina na África.

“Maradona não queria ir embora assim. Ele se mostrou muito próximo aos jogadores e nada era exagerado. Trabalhávamos em um ambiente muito bom e nos divertíamos quando possível. Formamos um grupo em que Diego era um a mais”, comentou o atacante do Barcelona, em entrevista à revista francesa France Football.

A Copa do Mundo foi o pano de fundo para mais um desentendimento de Maradona com Pelé. Em novo capítulo da briga entre os dois jogadores apontados como melhores da história, o brasileiro criticou o trabalho do ‘rival’ à frente da seleção. Pibe reagiu de forma dura e alfinetou. “Ele que volte ao museu. Como ele não trabalha, não faz nada, fica discutindo comigo. Quer uma disputa”, atacou Maradona.

Seu maior momento também foi em uma Copa do Mundo. Em 1986, o astro liderou o título mundial da Argentina. O jogo contra a Inglaterra, pelas quartas de final, se transformou em um palco para o show de Diego Maradona. Aos 6min do segundo tempo, o camisa 10 foi lançado na área, ganhou dos zagueiros na velocidade e dividiu com o goleiro Shilton.
Malandro, desviou a bola com a mão e abriu o placar para a Argentina. Para azar da Inglaterra, o árbitro não viu a trapaça. Após o jogo, o argentino disse que marcou com "a mão de Deus". Quatro minutos depois, o craque pegou a bola no meio do campo e saiu driblando. Passou por toda a defesa inglesa, superou também o goleiro inglês e tocou para as redes, marcando um dos gols mais belos da história do futebol.

Maradona também se consagrou no Napoli. O clube italiano, apesar de ser tradicional, não brigava por títulos. Com o astro argentino, o time viveu momentos de glória no final da década de 1980 e ganhou seus dois únicos títulos no Campeonato Italiano (1986/1987 e 1989/1990). Com o Pibe, o Napoli lutou de igual para igual com as maiores equipes do país e garantiu destaque continental, com a conquista da Copa da Uefa.

O ápice técnico e físico dos tempos do Napoli nunca mais foi visto. Após passagens apagadas por Sevilla e Newell's Old Boys, Maradona ficou deprimido e se afundou de vez no vício das drogas. A sua despedida do cenário internacional aconteceu na Copa de 1994, quando foi flagrado no doping com efedrina, substância usada para emagrecer.

O Pibe retomou motivação para jogar no Boca Juniors, mas não teve grande desempenho entre 1995 e 1997. A partir de 2000, o argentino iniciou de fato sua luta contra as drogas, com algumas derrotas e recaídas que quase o levaram à morte. Os altos e baixos aumentam ainda mais o poder que Maradona tem sobre os fãs. O estilo polêmico também atrai a mídia e o coloca como protagonista em qualquer lugar que esteja.

Nota do Blog: Sendo da mesma geração que Pelé, não poderia deixar de assistir o começo e a trajetória da carreira de Maradona até chegar ao seu final. Não há como não considerá-lo um dos maiores jogadores de futebol do mundo de todas as épocas. Uma pena que seu comportamento e envolvimento com drogas tenham acabado com sua carreira e quase acabaram com sua vida. Por isso, minhas lembranças se resumem ao que vi por televisão do jogador Diego Armando Maradona. Excepcional. Não superior a Pelé, mas excepcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário