quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"Rodeio das Gordas"

SP: alunos da Unesp agridem colegas em 'rodeio de gordas'
Folha de São Paulo

Um grupo de alunos da Universidade Estadual Paulista agrediu colegas durante uma "competição" batizada de "Rodeio das Gordas", realizada no InterUnesp 2010, jogos universitários realizados em Araraquara (SP) entre 10 e 13 de outubro. O objetivo da ação era agarrar mulheres, de preferência obesas, e tentar simular um rodeio, ficando o maior tempo possível sobre a colega. Roberto Negrini, um dos organizadores da atividade e criador de uma comunidade no Orkut sobre o tema, diz que a prática era "só uma brincadeira".

Segundo Negrini, mais de 50 rapazes de diversos campi da Unesp participavam. O estudante afirma que, primeiro, o jovem se aproximava da menina, como se estivesse paquerando-a. Em seguida, começava a agressão. "O rodeio consistia em pegar as garotas mais gordas que circulavam nas festas e agarrá-las como fazem os peões nas arenas", diz Mayara Curcio, membro do grupo de 60 estudantes que se mobilizaram contra o bullying. 

No Orkut, os participantes estipulavam regras para futuras competições, como cronometrar as performances dos "peões" e premiar quem ficasse mais tempo em cima das garotas com um abada e uma caneca. Com a repercussão, a página foi excluída do site de relacionamentos. Em sua defesa, Negrini diz que não havia agressão e a garota poderia se soltar se quisesse. O relato de outros alunos é diferente - dizem que parte da "brincadeira" consistia em reagir às tentativas de soltura. Em nota, a Diretoria da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, cujos alunos estariam envolvidos no episódio, afirmou que instaurou "processo disciplinar para que sejam tomadas as medidas cabíveis". 

De acordo com a instituição, "a medida será oficializada ainda nesta semana, com a colaboração da Assessoria Jurídica da Reitoria".

Nota do Blog : O que um imbecil, idiota desse tem na cabeça? E o cara freqüenta uma Faculdade? Porque ele não programa essa brincadeira fazendo "Rodeio das Gordas" com a mãe dele, a tia, a avó e todas as obsesas da família dele, se é que um debilióide desse tem família. Isso não deveria dar simplesmente expulsão da Faculdade, se é que vai dar, mas, cadeia nele e em todos os vagabundos que participaram dessa "brincadeira". 
O desrespeito, o deboche, o acinte, a descriminação contra pessoas obesas é flagrante e mereceria uma punição muito maior. Talvez ele levar pelas ruas de Araraquara (aliás, uma belíssima e pacata cidade) alguém obeso executando o papel que ele quis fazer com as demais pessoas. Pior que alguém desse naipe se julga ser humano. 

7 comentários:

  1. Em adição ao que comentou o blogueiro, quero salientar mais um ou dois aspectos. Um deles é que tipos como o que participaram desse atentado à dignidade humada estarão, em breve, atuando no mercado de trabalho, seja lá de que segmento seja. Eu tenho pena de uma sociedade que passa a mão na cabeça de tipos como esses. Que futuro se pode esperar? Mas, que não sejam os únicos a merecer a execração e o repudio. Esse tipo de criatura, como o nome já diz, vem de algum lugar, de algum grupo de pessoas que deve se auto-denominar "familia". Será? Muito saudeável seria investigar a origem dos tipos. Pode ser que seja mero acidente de percurso, que uma familia bem estruturada tenha tido o infortunio de merecer alguem assim em seu seio. Pode ser. Não é, contudo, o que a experiência tem mostrado.
    Respeitos às vítimas e profundo desprezo aos autores da "façanha". Que lhes pese nas mentes pelo resto das vidas.
    Bellini

    ResponderExcluir
  2. Desculpe sr. Antenor mas não interpreto isso como sendo um ato descriminatório contra as pessoas obesas. Posso entender que seja uma brincadeira de mau gosto, vindos de jovens universitários. Mas, sem querer defendê-los, não houve agressão fisica, pelo que o artigo expõe, não houve envolvimento com drogas, tão presente em ações que envolvam jovens, não houve uma ameaça e sim uma bricadeira, repito, de mau gosto, contra pessoas obesas.
    Creio que haja mais carnaval que deveria ver em um assunto banal que deve ocorrer milhares de vezes dentro de uma Faculdade, gozações, piadas, deboches, mas levar para o lado de descriminação, entendo dar muito valor ao ocorrido.
    Nelson/Goiania

    ResponderExcluir
  3. Parabéns sr. Antenor pela postura. Não há como não se indignar com tamanha sandice e aberração, ainda mais sendo feito por alguém que se imagina esteja em uma Faculdade para se educar e não promover barbáries desse tipo.
    São poucas pessoas obesas que assumem sua obesidade numa boa, a grande maioria sente na pele toda forma de violência com que o obeso é tratado, principalmente adolescentes e moças como talvez muitas que foram humilhadas por esses tipos chamados de "alunos". Espero que a Faculdade tome uma atitude enérgica.
    Sandra - Cuaibá - MT -

    ResponderExcluir
  4. Angelo Leme28/10/10 17:36

    Sr Antenor - sou obeso mas na juventude pesei bem mais do que hoje. Por ter uma altura considerada encarava qualquer situação de gozação, que alias, comigo foram poucas. Mas a gente se envolve com trabalho e a coisa passa. Lendo seu artigo e tendo uma irmã universitária que também é obesa, imediatamente pensei nela numa situação descrita no artigo. Já foi o tempo de sair dando porrada em todo mundo, mas se minha irmã sofresse um barbarie dessa, feita por um debil, mas não tenha duvida que meus tempos de brigão voltariam e não iria ficar barato. Somente os familiares sabem da sua luta contra a balança, suas neuras, seus complexos para ter um metido a engraçadinho e colocar tudo isso no chão com uma brincadeira sem proósito e que não levam absolutamente a nada, a não ser ridicularizar pessoas que sofrem com a uma situação, muitas vezes não criadas por elas.
    Lamenta-se que existam pessoas com essa cabeça. Concordo que não bastaria uma punição administrativa e sim processo por formação de quadrilha, incitação a delito, além de crime de descriminação.
    Angelo Leme - Belo Horizonte - MG

    ResponderExcluir
  5. Antenor, eu vejo este fato como um sinal de uma cultura extremamente preconceituosa e hipócrita. Todos sabem que 99% dos estudantes das públicas são os filhinhos das mamães, eles serão os cidadãos respeitados do futuro, e veja como eles respeitam as pessoas no presente. Enquanto as pessoas não competirem em igualdade de condições por vagas nas universidades públicas, esse tipo de gente vai infestar nossas universidades e depois a nossa sociedade. Essa gente que participou deste ato não é digna de ensino de qualidade. Pérolas aos porcos. É o que penso. Abraço!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post.Eu soube dessa barbárie ocorrida numa universidade,hoje,e comecei a ler tudo a respeito.E cheguei a este blog.Creio que o episódio está muito longe de ser uma brincadeira.É uma afronta à dignidade humana,uma demonstração de facismo,um sintoma de que em nossas universidades existem psicopatas de todos os tipos.E,se não forem exemplarmente punidos com expulsão e prisão,amanhã estarão diplomados e se sentirão seguros para cometer outras barbaridades e selvagerias.A discriminação é crime.Mas parece que não há punição.Discrimina-se negros,velhos,gordos,mulheres,deficientes,feios,
    índios,homossexuais...
    A impressão que tenho é que nosso país se afasta cada vez mais do mundo civilizado.A boçalidade tomou conta dos cérebros,qualquer imbecil entre para a universidade,basta pagar.E aí assistimos cenas como essa.O que se passa na cabeça de uns degenerados desses? Intelecto eles não têm.São a escória do país,travestidos de universitários.Que lástima!Mas os meios de comunicação são responsáveis por grande parte do chamado "ideal de beleza".Não se pode ser gordo nem magro demais:tem que ser bombado.Não se pode envelhecer.Já notou como os mais velhos são alvo de chacota? Todos debocham de todos.Onde chegaremos? Na loucura coletiva.É por isso que cada vez se adoece mais.As pessoas estão fragilizadas,ninguém ama ninguém,é um salve-se quem puder.Pobre povo analfabeto e suicida.Sou mulher,médica psiquiatra,não sou gorda nem magra demais,me recuso a frequentar academias e nunca sofri discriminação porque nunca o permiti,mas tive que lutar muito para alcançar uma situação social onde esse tipo de praga não me alcançasse.Então,não estou aqui para falar em causa própria,mas para mostrar que todos somos responsáveis por essas atrocidades quando nos calamos.
    Parabéns pelo blog e pelo post.Vamos denunciar sempre os psicopatas que,sendo inumanos,se comprazem com a humilhação e sofrimento de seres
    humanos que nenhum mal causaram a eles.

    ResponderExcluir
  7. Ola sou uma estudante do Ensino Médio e quero ser jornalista.Eu li sobre este artigo na revista Epoca e decidi averiguar mais rofundamente as fotos são horripilantes.Eu estou fazendo um trabalho de Filosofia sobre o tema Mulher.Eu achei varios temas e queria dizer que isso é um absurdo,a sociedade valoriza as magras e plastificadas.E as mulheres normais vamos pensar um pouco sobre o nosso atual conceito de Beleza.Esses jovens são uns animais.

    ResponderExcluir