sexta-feira, 22 de junho de 2012

Presidente do Paraguai sofre impeachment

Após sofrer impeachment, Lugo diz que democracia foi ferida  

Folha de São Paulo 

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou que deixará o cargo, mas que a "democracia foi ferida" após ser destituído pelo Senado, por 39 votos a quatro, na noite desta sexta-feira. O vice-presidente, Federico Franco, assumirá o cargo. 

"Foram agredidos todos os princípios da defesa e todos perceberam a gravidade dos fatos. Estou disposto a responder pelos meus atos, que não se negue o direito à defesa". 

Lugo afirmou que o país foi vítima de "interesses mesquinhos" e que não deixará a vida política. "Hoje eu me despeço como presidente da República, mas não me despeço como cidadão paraguaio". 

"Fernando Lugo não responde a pressões políticas, ao narcotráfico e ao crime organizado. Eu sempre continuarei respondendo ao chamado dos mais pobres, a quem temos um dever de solidariedade". 

O mandatário destituído agradeceu o apoio popular, das forças armadas e o esforço para "consolidar a democracia neste país", após os quatro anos de mandato. "Hoje saio pela maior porta da pátria, a porta do coração. Sonhemos com um Paraguai diferente e espero que possam seguir contando comigo". 

No fim do discurso, fez um apelo à força dos cidadãos paraguaios. "Muita força, muita força, muita força". 

Na votação final, 39 senadores votaram a favor da condenação do presidente, enquanto apenas quatro se declararam contra. Outros dois ficaram ausentes. 

O Comando das Forças Armadas acataram a decisão do Senado e darão sua confiança ao vice-presidente, que deverá assumir nas próximas horas. 
Mais cedo, Lugo havia afirmado que acataria o julgamento político no Congresso que poderia provocar a sua destituição, mas advertiu que impulsionaria uma resistência "a partir de outras instâncias organizacionais", em declarações à Rádio 10 argentina. 

PROTESTOS 
Após a decisão, policiais paraguaios usaram balas de borracha, jatos d'água e gás lacrimogêneo contra manifestantes favoráveis a Lugo. 

Na praça vizinha ao prédio Legislativo, os manifestantes receberam a notícia da destituição com gritos de "Lugo presidente" e logo tumultos foram desencadeados. Policiais anti-montins e a cavalo foram mobilizados para conter os rebeldes mais exaltados. 

Os manifestantes haviam montado barricadas em frente ao Congresso e arremessaram objetos, enfurecidos com a velocidade do julgamento político com a aprovação do impeachment contra Lugo. 

ENTENDA 
Ontem, o Parlamento paraguaio aprovou o início de um processo de impeachment do presidente Fernando Lugo, a quem partidos de oposição responsabilizam pelos confrontos. 

Um confronto armado deixou seis policiais e 11 camponeses mortos na sexta-feira passada em Curuguaty, a 250 km da capital. 

O episódio forçou a saída do ministro do Interior, Carlos Filizzola, e do comandante da polícia, Paulino Rojas, que deixaram seus cargos pressionados pelo Congresso. 

A reforma agrária era uma das prioridades do governo de Lugo, mas o mandatário teve dificuldades para aproximar posições entre as organizações camponesas e os proprietários, na medida em que buscava colocar ordem no organismo encarregado pela distribuição de terras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário