terça-feira, 12 de junho de 2012

Copa 2014 - faltam 2 anos e outro indício de fraude

Copa 2014:TCU identifica indícios de fraudes no Ministério do Turismo

José Cruz (*)

A preparação do “Brasil Turístico” para a Copa 2014 joga dinheiro pela janela do Planalto Central.
Quem alerta – em palavras mais elegantes e adequadas, claro – é o Tribunal de Contas da União em seu último relatório trimestral, divulgado na sexta-feira.
Auditoria do TCU constatou que o Ministério do Turismo pode estar pagando em dobro o mesmo serviço contratado, para projetos de preparação de mão-de-obra, do programa “Bem receber Copa”, por exemplo.

Indícios
Até agora, o Ministério do Turismo investiu R$ 440 milhões em projetos de qualificação profissional. Desse total, em sete convênios avaliados pelo TCU, envolvendo apenas R$ 72 milhões – pouco mais de 10% do investimento total – os auditores encontraram indícios de fraudes e alertaram para riscos, como “não se alcançar as metas propostas”. Há sobreposição de atividades e riscos de “prejuízo ao erário”…

Mais:
Há dúvidas nos preços dos serviços contratados e “deficiência de controles na fiscalização e execução as ações de qualificação”. Palavra dos auditores! Em português para o contribuinte entender, estão metendo a mão e carregando as malas… para turismo, claro…

Irritação
A dois anos da realização do jogo de abertura da Copa do Mundo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, muda o tom dos primeiros dias e irrita-se com perguntas de repórteres, como ocorreu ontem, em Curitiba, contestando atrasos nas obras dos estádios e possibilidade de evitar etapas para ganhar tempo nos serviços e, assim, facilitar superfaturamentos. Isso é real!

Pior:
O ministro , também deputado e, por isso, com missão dobrada de fiscalizar e zelar
 pelo bem público, disse que desconhece o relatório do TCU indicando aumento nos gastos para o evento de 2014 e desperdícios de dinheiro nos projetos do Ministério do Turismo.

Não deveria ignorar, pois na semana passada a assessora especial do Ministério do Turismo,Suzana Dieckmann, confessou publicamente ao deputado Romário (PSB-RJ) que vários convênios de preparação de mão-de-obra estavam suspensos por “indícios de irregularidades”.

Isso eu já sabia e denunciei em janeiro de 2011. Agora, é o TCU confirmando as irregularidades, que sugerem a ação de espertos metendo a mão na grana que não lhe pertence.
E daí?

Daí que esperamos que o TCU viesse com seu relatório para revelar mais falcatruas com o dinheiro público confirmando o que se sabia há um ano…

A Senhora Dieckmann, que por dever de servidora pública tem a obrigação de denunciar a fraude nos projetos que comanda, silenciou. E só revelou que havia “suspeitas de fraudes” provocada por um deputado. Mas o ministro, ainda assim, ignora tudo isso.

E ainda faltam dois anos…

(*) Jornalista e que cobre as áreas de política, economia e legislação do esporte. Participou da cobertura de eventos esportivos internacionais nos últimos 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário