Globo Rural
Entre os dias 26 e 28 de junho, o Rio de Janeiro receberá o World Seed Congress 2012 – Congresso Mundial de Sementes, o maior evento do setor de sementes do mundo. Mais de 65 países, através de suas associações e empresas de sementes, de biotecnologia e máquinas agrícolas, estarão representados no Congresso, que é organizado pela ISF – International Seed Federation e, no Brasil, pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM). Essa é a primeira vez que o encontro acontece em um país da América Latina.
Entre os temas que serão discutidos no Congresso estão: o papel da semente para uma agricultura sustentável no Brasil, fitossanidade, biotecnologia, propriedade intelectual, tratamento de sementes, produção e comércio de sementes para culturas como soja, milho, forrageiras, trigo, hortaliças e forrageiras, entre outros. As discussões ocorrerão no âmbito dos Comitês Técnicos da ISF e contarão com a participação de renomados representantes de diversos países.
O mercado mundial de sementes movimenta US$ 37 bilhões por ano. Só o Brasil é responsável por US$ 2,6 bilhões desse total. Narciso Barison Neto, presidente da ABRASEM, acredita que o Congresso Mundial é o melhor momento para a realização dos debates de relevância para o setor, principalmente em relação ao combate a pirataria. Os avanços da biotecnologia e a atualização do marco regulatório internacional, também são destaques. Durante o evento será realizada a Assembleia Geral da ISF, na qual serão eleitos os novos presidente e vice-presidente da entidade.
“Esse é o encontro mais importante do setor de sementes no mundo, no qual os maiores pesquisadores e autoridades estarão reunidos para discutir novos projetos, novidades em pesquisas e temas importantes para o mundo das sementes. Trabalhamos muito para receber bem os cerca de 1.200 participantes, e para termos um Congresso de alto nível”, comenta Ywao Miyamoto, presidente do comitê organizador. Ele comemora a realização do evento no Brasil. “Somos um dos maiores produtores de sementes e mudas do mundo. Essa é uma grande oportunidade para buscarmos novos negócios e parceiros ao redor do mundo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário