sexta-feira, 1 de julho de 2011

O sérvio Djokovic agora é o 1º

Djokovic vai à final de Wimbledon e vira número um do mundo

O sérvio Novak Djokovic é o novo número um do tênis mundial.
O tenista de 24 anos chega à primeira colocação do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), a ser divulgado na próxima segunda-feira, após vencer o francês Jo-Wilfried Tsonga (19º do mundo), na semifinal de Wimbledon, nesta sexta-feira, por 3 sets a 1, parciais de 7/6 (7/4), 6/2, 6/7 (9/11) e 6/3.

Com a vitória e a passagem à final --independentemente do resultado da partida entre o espanhol Rafael Nadal e o britânico Andy Murray, ainda nesta sexta--, Djokovic se transforma no 25º número um da história do ranking, criado em agosto de 1973. Ele também será o primeiro sérvio a ser o primeiro do mundo da ATP --na WTA (associação feminina), Ana Ivanovic e Jelena Jankovic já chegaram ao topo.

Nadal e o suíço Roger Federer se revezavam no topo desde 2 de fevereiro de 2004.
Já o tenista de Belgrado, que encerrou as últimas quatro temporadas como número três do mundo, protagoniza uma temporada brilhante, com apenas uma derrota. Justamente quando poderia ter assumido a liderança do ranking. Mas ele perdeu a semifinal de Roland Garros para Federer, há algumas semanas.

Desta vez, Djokovic não teve o suíço (eliminado por Tsonga) pela frente, conquistou a 42ª vitória no ano e confirmou a primeira colocação do ranking mundial.

Domingo, o sérvio que já ganhou o Aberto da Austrália (2008 e 2011) disputa sua primeira final de Wimbledon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário