sexta-feira, 8 de julho de 2011

Divisão do Pará

TSE: Após plebiscito, Congresso vai decidir sobre divisão do Pará

Terra Magazine

Os eleitores paraenses responderão nas urnas, em 11 de dezembro, se desejam que seu Estado seja desmembrado. Porém, essa votação sobre a possível criação de mais duas unidades federativas, Carajás e Tapajós, será somente uma consulta, sem qualquer poder decisório. É o Congresso Nacional que determinará se o Pará acabará dividido, confirma o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que publicou, nesta sexta-feira (8), no Diário de Justiça Eletrônico, as resoluções sobre o plebiscito.

Os parlamentares nacionais não precisam seguir a vontade popular. E podem contrariá-la. Mesmo que essa consulta democrática tenha custo milionário aos cofres públicos.

Os gastos do plebiscito ainda não são estimados. Os dois turnos das eleições de 2010, no Pará, consumiram cerca de R$ 20 milhões, por exemplo. Entretanto, existem variações, como a necessidade de tropas federais de segurança em alguns municípios.

Até 16 de dezembro, transcorrido o prazo para contestação, o resultado será homologado pelo TSE e encaminhado ao Congresso. Dada a proximidade do recesso de fim de ano, o destino do território paraense deve ser anunciado somente em fevereiro de 2012.

2 comentários:

  1. Por favor, minha gente querida de Belém, não estraguem nosso sonho de quase duzentos anos, deixem-nos seguir nossa vida como queremos, fiquem com seus políticos corruptos e deixem-nos com os nossos, deixem-nos com nossa pobreza, nosso subdesenvolvimento, dêem-nos um pequeno crédito de confiança, livrem-se de nós, deixem-nos alçar vôo com nossas próprias asas.
    É isto pedir muito? Será que vocês não podem nos dar a liberdade que tanto queremos? Vocês querem nos levar ao desespero? Querem que nos tornemos novos Cabanos, que oprimidos, injustiçados, abandonados por quatrocentos anos, nos revoltemos e tentemos conquistar de modo cruel, de luta, de desespero, de morte, a LIBERDADE que não nos é dada de modo fraterno?
    A democracia é bela e permite soluções pacíficas. Vamos ao plebiscito, democraticamente, todos votar SIM. SIM ao Tapajós, SIM ao Carajás, SIM ao Grão Pará que se engrandece em sua magnanimidade, em sua condescendência, em seu amor pelos irmãos que se tornam adultos e querem ter seu próprio lar. Sejamos irmãos, sejamos fraternos e sejamos todos felizes.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/7/11 11:45

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sim ao aparelho burocrático. A vereadores que querem ser senadores. Meu pai, é cada uma. E mamando nas tetas da União por oito anos?Sei.

    ResponderExcluir