domingo, 18 de julho de 2010

Mas, falta pesquisa

Teca tem potencial a ser explorado

Guilherme Schuhli, da Embrapa Florestas, destaca que existe a possibilidade de produção de teca em mais regiões no Brasil, mas isso depende de pesquisas. "Dentro dessa espécie, temos uma variedade enorme de subtipos que se aclimataram a regiões diferentes daquelas com clima parecido com o do Sudeste da Ásia. O que nós recebemos foi uma amostra disso apenas. Houve um teste em 1995, feito por uma instituição responsável por pesquisa florestal no Espírito Santo, em que foram comparados vários tipos de procedências de teca e foi escolhido o melhor tipo para o Brasil. Mas essa escolha foi feita com uma amostra muito pequena", relata o pesquisador.

"Testes podem fazer com que a gente descubra uma área de distribui ção um pouco maior do que pensamos que possa acontecer com a teca no Brasil." Schuhli aponta que, conforme a variedade de tipos de teca e a análise de ciclos, é possível cogitar vários usos da árvore na produção florestal brasileira, como já acontece com o eucalipto, por exemplo, cujos ciclos variam conforme o objetivo. "O eucalipto tem a destinação para celulose, para a produção de papel, para produção de lenha para fazer carvão, para móveis.
Esse tipo de perfil ainda não temos para a teca, mas podemos pensar em trabalhar destinações diferentes. Árvores para produzir painel, para laminados, para madeira para fins navais", explica.

O pesquisador acredita em outras possibilidades para a exploração da teca no Brasil, entre elas plantios para subsidiar planos de investimento e o restabele cimento de florestas nativas. "Ela não é uma espécie nativa aqui, mas ela abre caminho para que a floresta nativa se restabeleça embaixo dela. Muitas das árvores nativas de uma floresta saudável crescem sob uma competição de luzes, estão adaptadas à sombra. Se pegarem sol direto, isso é prejudicial para elas. A teca cresce muito rápido e oferece essa sombra. Então, pode ser uma alternativa para restabelecer florestas", detalha Schuhli.

"Imagine para um pequeno produtor: ele pode plantar teca nos limites da área dele para restabelecer a área de floresta nativa e ainda pode extrair a teca quando essa área estiver se estruturando. Se hoje estamos exigindo do produtor essa disponibilidade de reserva legal, a teca pode ser uma alternativa. Não podemos ser levianos, isso precisaria de um trabalho para ver quanto a área suporta de teca, quanto tempo, se é viável para o pequeno agricultor, se ele encontra mercado depois", afirma o pesquisador.

Ele aponta que a interação do plantio de teca com lavoura e pecuária "interessa muito à Embrapa" e na Ásia já foi aplicada com sucesso.

Nota do Blog : Sem comentários. Uma excelente opção para nossa região. Falta tudo incentivo, pesquisa, vontade, ect etc etc ..

Nenhum comentário:

Postar um comentário