terça-feira, 20 de julho de 2010

China e a energia

China se torna o maior usuário de energia do mundo

A China ultrapassou os EUA e tornou-se o maior usuário do mundo de energia, revelou nessa segunda-feira a Agência Internacional de Energia (AIE), segundo o Financial Times. O novo status do País deve torná-lo ainda mais influente nos mercados do setor, em termos de determinar preços e formas de uso de energia.

Fatih Birol, economista chefe da AIE, afirmou: "Em 2000, os EUA consumiram o dobro da energia em relação à China, agora a China consome mais do que os EUA". Ele observou que os Estados Unidos melhoraram a eficiência com que usa a energia em 2,5% ao ano durante esse tempo, enquanto a China só conseguiu uma melhoria de 1,7% por cento anuais.
"Por um lado, os EUA chegaram a uma certa saturação do consumo de energia, mas também houve muitos esforços, especialmente desde 2005, para a utilização mais eficiente da energia", disse ele. A China consumiu no ano passado 2,252 milhões de toneladas de óleo equivalente de energia proveniente de fontes como carvão, petróleo, energia nuclear, gás natural e energia hidrelétrica, cerca de 4% a mais do que os EUA", disse.

O crescimento da China também não teria sofrido o mesmo revés que os EUA experimentaram na sequência da crise financeira global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário