segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O clube tem que ser penalizado


Não somente o Brasil como o mundo assistem perplexos as barbáries cometidas por desequilibrados após a partida aonde o Curitiba ao empatar com o Fluminense, caiu para 2ª. Divisão do Futebol Brasileiro.
Justamente no ano do seu centenário.
Mas, a quem cabe a culpa?
A culpa é da policia? A culpa é do patrimônio do clube? A culpa é do clube?
Por que eles têm que pagar o pato pela desqualificação e pela derrota?
A violência, o desrespeito às regras, às leis, trará o clube de volta à 1ª. Divisão?
Não será dando bordoadas em dirigentes, em árbitros, em jogadores que a situação irá mudar. O clube teve 38 rodadas para atuar com dignidade e conseguir seu objetivo de se manter entre os 16 que ficaram na primeira divisão.
Alguém teria que cair. Caiu que não foi competente durante esse período.
Entendo que quando se age em turma, em bandos, se torna difícil apurar responsabilidades, apurar quem efetivamente começou e o que fez.
De há muito que este torcedor de estádio virou torcedor de sofá, comunga da idéia tal qual ocorre há muito tempo na Europa, ou seja, os torcedores são presos, condenados, e muitos são monitorados evitando-se retorno a qualquer praça esportiva, mas o clube também é punido. Isso faz com que os próximos que quiserem fazer baderna brigarem, agredirem, destruírem sabem que o clube pode ser severamente punido.
Mas, não serem punidos com um dois jogos 100 km da sua sede, mas severamente punidos.
Partidas ganhas se tornam partidas perdidas. Seus gols anulados.
Perdas de pontos no campeonato. Suspensão de participação de campeonatos.
Dependendo do grau de ocorrência são penalizadas com a ida para outra divisão.
E assim sucessivamente até eliminação.
Isso provoca que essa ligação clubes e torcidas uniformizadas sejam abolidas para que o clube não seja prejudicado por ação desses pseudo-torcedores.
Quem cometer algo desse nível como ontem em Curitiba está consciente que seu clube pode deixar de participar de qualquer divisão, ou será suspenso, ou será eliminado.
Mas, aqui sabemos que tal qual nossa política, tudo vira pizza, alem de um galos na testa,algumas escoriações, o estádio é reformado, o clube continua jogando em outra divisão, e o Brasil fazendo Copa do Mundo !!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário