Campanha vai estimular o consumo de mel entre os brasileiros
Estimular o consumo de mel entre a população é o principal objetivo da campanha que envolve marketing, capacitação e educação, e será desenvolvida pela Confederação Brasileira de Mel e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O trabalho conjunto será coordenado pela Rede Integrada Sustentável (APS), que coordena 67 projetos do Sebrae com mais de 250 parceiros em todo o Brasil, integrando mais de 11 mil apicultores e uma produção superior a 11 mil toneladas/ano, 15% da produção brasileira.Com a campanha de incentivo ao consumo no Brasil a intenção é disseminar o mel como alimento. "Apesar de o mel fazer parte da história da humanidade, o brasileiro não tem esse hábito de consumo", disse Reginaldo Rezende, diretor do Sebrae que está em Soure, município do Arquipélago do Marajó, participando do 8º Apipará, o maior evento de discussões da cadeia apícola da Amazônia.Países da Europa chegam a consumir 1,5 kg de mel por pessoa ao ano. Na Alemanha, o consumo chega a 2,4 kg por pessoa, enquanto no Brasil - apontado como o maior mercado em potencial de mel para o mundo -, o consumo é de apenas 117 gramas.
Merenda - Uma das estratégias da campanha é introduzir o mel na merenda escolar.
Em 2009, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) atende a 41,9 milhões de alunos. Um sachê de 5 gramas por aluno levaria o país ao consumo de 47,7 mil toneladas de mel, quantidade superior à produção brasileira, atualmente em cerca de 35 mil toneladas.Academias de ginástica e indústrias como laticínios e de panificaçã o também são alvo da campanha, que pretende atingir os públicos infantil, jovem e executivo, considerados a geração saúde, e ainda a terceira idade.
A campanha também aproximará os maiores especialistas em mel no Brasil para trabalhar sobre esse tema, e assim partir para as ações regionais.
No Pará, o programa será lançado equilibrando a potencialidade com a demanda. O marketing trabalhará as marcas de mel locais, o que agregará valor ao produto. "Trabalharemos com a rede hoteleira, empresas de cosmético e com a gastronomia", informou Rezende. A campanha será lançada no Congresso Brasileiro de Apicultura, que acontecerá em Cuiabá, capital do Mato Grosso, em maio de 2010.O mel, fonte natural de energia para o organismo, contém cerca de 20% de água e aproximadamente 80% de açúcar (glicose e frutose), pequenas quantidades de pólen, cera e sais minerais, além de propriedades medicinais anti-bacterianas e peróxido de hidrogênio, além das propriedades medicinais.
Nota do Blog - Enquanto isso no Oeste do Pará, os apicultores espalhados pela região, apenas assistem já que incentivo é utopia. Talvez indo na cola da capital se consiga que algum foco de luz mude de direção ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário