quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Funafuti

Decreto Nº 7.197, de 02/06/2010
Dispõe sobre a criação da Embaixada do Brasil em Funafuti, em Tuvalu, cumulativa com a Embaixada em Wellington.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 43 do Anexo I ao Decreto no 5.979, de 6 de dezembro de 2006, DECRETA:
Art. 1º Fica criada a Embaixada do Brasil em Funafuti, em Tuvalu, cumulativa com a Embaixada em Wellington.
Art. 2º O art. 1º do Decreto nº 5.073, de 10 de maio de 2004, passa a vigorar com a seguinte redação:
"LXXXVI - Funafuti (Tuvalu), com a Embaixada em Wellington." (NR)
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 2 de junho de 2010; 189º da Independência e 122º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

FUNAFUTI (foto) é a capital oficial de TUVALU, um grupo de nove atóis coralinos na Polinésia, Oceano Pacífico, 4.000km ao nordeste da Austrália.
Seu ponto mais alto é 5 m acima do nível do mar.

Trata-se de uma monarquia constitucional que faz parte da Commonwealth, ou seja, S.M. Elizabeth II é a chefe de Estado, tem um Governador Geral, mas quem manda mesmo é o primeiro ministro escolhido pelo Parlamento composto de 15 membros. A população de Tuvalu (os tuvaluanos) atingiu em 2009 a 12.273 habitantes, um pouco menor que Restinga Seca/RS, quase todos descendentes de samoanos. 
Os missionários ingleses acabaram com a religião local, e hoje 87% da população é protestante, 6% não tem religião, e 0,6% são ateus. 
A economia de Tuvalu (PIB 14,8 milhões de dólares) é baseada na exportação de COPRA (fibra do coco seco) e PANDARA ou PANDANO (espécie de palmeira de folhas e frutos comestíveis). Uma de suas fontes de renda é a venda de sua bandeira para navios estrangeiros. 
Não existe estação de TV em Tuvalu. Há somente um jornal impresso que circula de 15 em 15 dias, cuja tiragem é de 500 exemplares. Mas por que aqui se está falando de Tuvalu? 

É que a diplomacia do Grande Líder Lula criou uma embaixada brasileira em Tuvalu, mais especificamente na capital Funafuti, por meio do Decreto 7.197 de 02/06/2010.
A instalação dessa embaixada custará aos cofres públicos brasileiros de R$ 12.000.000,oo (Doze milhões), além das despesas de manutenção.

2 comentários:

  1. Anônimo2/9/10 15:51

    SEU ANTENOR,

    SERÁ QUE AINDA TEM VAGA PARA SER EMBAIXADOR DO BRASIL NO TUVALU.
    GOSTARIA SINCERAMENTE DE CONCORRER A ESTA VAGA.
    COMO FAÇO PARA CONSEGUIR ESTE EMPREGO??

    CHAGUINHA

    ResponderExcluir
  2. Chaguinha -
    Lamento amigo mas seu pleito além de chegar tarde tem um agravante em um dos principais requisitos para exercer o cargo :
    Você não é amigo do Homem de Barba. Sendo assim sua ficha de inscrição é automaticamente desclassificada.
    Se ainda sua atuação estivesse baseada em algum sindicato, alguma Associação de Bairros, talvez houvesse pequena chance.
    Mas, ser amigo do Homem de Barba é requisito número 1 e indispensável.
    Lamento.

    Antenor/Rabiscos do Antenor

    ResponderExcluir