quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Marcha Contra Corrupção

Segunda Marcha Contra Corrupção reúne 20 mil pessoas em Brasília

Adicionar legenda
Do Contas Abertas

Cerca de 20 mil pessoas, segundo cálculo do comando da Polícia Militar do Distrito Federal, participaram da Segunda Marcha Contra a Corrupção em Brasília. A manifestação aconteceu na Esplanada dos Ministérios, ontem (12), quando é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Mais uma vez, organizado por meio das redes sociais, o ato pacífico e apartidário ocorreu sem incidentes e foi o de maior impacto em todo o país.

Para Rodrigo Montezuma, integrante da organização do movimento, o objetivo foi atingido. “Nós tínhamos pouco menos de 19 mil pessoas confirmadas no Facebook. É muito fácil apenas curtir o movimento na poltrona de casa, mas comparecer requer um pouco mais de esforço. O objetivo foi alcançado porque 20 mil pessoas saíram de casa para mostrar que estão indignadas com os atos corruptos que acontecem no patamar político do país”, explica.

Vestidos de preto e com vassouras nas cores da bandeira do Brasil, verde e amarelo, os manifestantes entoavam gritos de ordem que pediam entre outras coisas, a validação da Lei Ficha Limpa para as eleições de 2012, o fim do voto secreto nas votações do Congresso Nacional e a não limitação dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão criado para fiscalizar o judiciário.

Ainda neste mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar ação proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que visa a limitar o raio de investigação do CNJ. Além disso, o STF também vai julgar a validade da Ficha Limpa. Já a discussão sobre o fim do voto secreto foi retomada no Congresso após a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF).

O protesto reuniu pessoas de todas as idades. A estudante Tatiana Gonçalves já havia levado os pais e a irmã no protesto do dia 7 de setembro e dessa vez, não foi diferente. “Desde a manifestação passada, acompanho o movimento pelo Facebook, por isso, mobilizei a minha família, que na mesma hora quis comparecer. É o que todo o brasileiro deveria fazer, já que há tanto o que reclamar na política do país”, afirma.

A irmã mais velha, Samara Gonçalves, acredita que é importante que hajam movimentos sociais que levem os brasileiros às ruas. “Protestar nas ruas é uma cultura que a população ainda está aprendendo. Por isso, é preciso que se torne uma constante para que, por meio de pressão social, os governantes possam ser cobrados e tomem atitudes corretas”, ressalta.

Ao todo, protestos foram convocados em ao menos 25 cidades de 17 estados em todas as regiões do país, principalmente articuladas nas redes sociais e blogs. Organizadores já planejam uma ONG para nacionalizar o movimento.

Segundo um dos líderes do Movimento Contra Corrupção (MCC), Walter Rodrigues, o objetivo é que as manifestações adquiram um caráter nacional. Na próxima semana, eles irão discutir a possibilidade de transformar o MCC em uma ONG.
"Vamos fazer uma videoconferência com os representantes das cidades na próxima quarta ou quinta-feira para discutir como nacionalizá-lo", disse.

Além da concretização do movimento em uma ONG, outros passos efetivos estão em andamento. Como, por exemplo, a leitura de uma nota de protesto MCC no Senado Federal e na Câmara dos Deputados em prol do combate a corrupção. Apesar da movimentação, uma nova marcha ainda não está confirmada.

Nota do Blog: Se fosse para ir na Parada Gay ou show de algum Justino Bebe da vida talvez esse número seria quintuplicado. Mas, era para marchar contra a corrupçõa!!! Deixa prá lá..não adianta nada mesmo !!!! Esse é o pensamento a grande massa do povo brasileiro. Estão literalmente tirando dinheiro do seu bolso, não agem de forma nenhuma a seu favor, propinas voando soltas em todas as esfertas, corrupção declarada e o povo pacífico e dolente. Tem que ter o govêrno que merece ...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário