domingo, 30 de outubro de 2011

Maior esmagadora do Brasil

Construção da maior esmagadora de soja do Brasil começa em dezembro

Na manhã dessa quarta-feira, 26, a comitiva chinesa responsável pela instalação da maior esmagadora de soja do país visitou a prefeita de Barreiras Jusmari Oliveira para discutir os ajustes finais que darão condições ao início das obras no dia 20 de dezembro.

Participaram da reunião com a comitiva da empresa chinesa Chongqing Grain Group – Universo Verde Agronegócios - o secretário de desenvolvimento econômico e agronegócios Celito Breda, o secretário de meio ambiente João Bosco Júnior e o coordenador de desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço Carlos Costa. Segundo a prefeita Jusmari todo o processo legal tem sido conduzido de maneira responsável com o objetivo de garantir o sucesso do empreendimento.

“Nós temos conduzido o negócio com todo o cuidado necessário para que não haja danos ao meio ambiente, respeitando as áreas de reserva legal e trabalhando para que as obras comecem o mais rápido possível”, destacou a prefeita.

Após a terraplanagem da área, situada nas proximidades do KM 30 - município de Barreiras, a prefeitura implantará o sistema de água e luz. “A gente quer começar as obras no dia 20 de dezembro deste ano, se tudo der certo”, disse Aberto Nakamura conselheiro do grupo chinês.

Com o andamento dos trabalhos, a secretaria de desenvolvimento econômico e agronegócios está traçando estratégias para que não falte matéria-prima para a indústria.
“Devemos nos reunir com os chineses no máximo até janeiro, para discutir as estratégias para garantir a quantidade de soja necessária para a indústria”, destacou Celito Breda.

NÚMEROS
A delegação chinesa do Chong Qing Grain Group anunciou o investimento de R$ 4 bilhões para implantação do pólo industrial no município, o qual incluirá a armazenagem de soja, processamento de grãos e refino do óleo, além de investir também no setor portuário da Bahia.

O pólo terá capacidade inicial de armazenar 400 mil toneladas de grãos, beneficiar 1,5 milhão de toneladas de soja e refinar 300 mil toneladas de óleo.

A estimativa é que inicialmente sejam gerados 300 empregos diretos, número que na fase final do projeto industrial deverá passar de mil. Já os empregos indiretos, podem chegar a 7 mil.

A Prefeitura de Barreiras doou uma área de 100 hectares para que a indústria chinesa fosse construída.

Nota do Blog: E tem gente que nada contra a maré. Principalmente por esses lados. Uma fábrica dessa poderia ser instalada por esses lados que até porto possui. Mas isso é utopia. Segundo discurso dos nossos representantes, o foco local é outro, porém , ninguém diz qual  é esse foco ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário