segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O sexto homem a considerar

Renato Gomes Nery (*)

Empresário bem sucedido que entrou na política sob a idéia que existia no Governo anterior, a de se colocar um empresário em cada prefeitura. Pegou gosto. Tentou ser prefeito da Capital, não conseguiu. Tentou ser Governador, também, não. É um dos líderes de oposição no Estado. E está envolvido em agregar e contemporizar interesses dos aliados para as eleições municipais do ano que vem e da qual se fala que será candidato novamente a Prefeito da Cuiabá.

A sua prodigalidade, com dinheiro próprio, é conhecida. É afeito a iate e à festa com atores globais. Como se comportará com o dinheiro público? Vindo da situação, em que a imprensa o acusa de ser beneficiário de incentivos fiscais, dificilmente o seu discurso seria diferente dos candidatos da situação. Se não mudar o discurso, a postura, a direção e a ideologia do seu projeto político terá dificuldades em sensibilizar o eleitor.

Há dois caminhos: candidata a Prefeito de Cuiabá e, se eleito, crendencia-se ao cargo de Governador. Até porque é prática comum abandonar mandatos pela metade, para se candidatar a outros cargos. Ou se candidata a prefeito, se eleito, termina o mandato e adia a pretensão de voos mais altos para o futuro.

Obteve excelente desempenho nas eleições municipais de Cuiabá e ficou em segundo lugar nas últimas eleições para Governador do Estado. Tem sempre o apelo do novo. Do empresário empreendedor e bem sucedido, mas não foram suficientes para que vencesse as duas eleições que disputou.

As suas chances estão na união da oposição em torno de um projeto político a partir das eleições do ano que vem. O que parece difícil, segundo as últimas notícias, mas não é impossível, pois ou a oposição se une, ou ela corre o risco de outras derrotas nas urnas.

(*) Advogado em Cuiabá. E-mail – rgnery@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário