quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Corrupção no País

Dados, levantamentos e análises sobre a corrupção no Brasil

Reuters

A frequência dos escândalos e o aumento dos casos envolvendo o desvio de recursos públicos levaram 64% dos brasileiros a acreditar que a corrupção aumentou nos últimos três anos, ou seja, de cada 10 pessoas, seis acreditam que a corrupção cresceu. O índice mundial de percepção, no entanto, permaneceu inalterado na comparação com 2009. O Brasil ocupa a 69ª posição no Ranking de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional com uma pontuação de 3,7 em uma escala de zero a dez, em que dez indica que os servidores são percebidos pela população como pouco corruptos e zero corresponde à percepção de corrupção disseminada. Em 2009, o Brasil ocupava o 75º lugar entre 180 países no ranking. Já a pesquisa Barômetro Global da Corrupção 2010, da Organização Transparência Brasil, os partidos políticos, o poder Legislativo e os policias (especialmente os estaduais) estão entre os mais corruptos.

Enquanto isso, as denúncias no poder público não param de surgir. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tramitavam nos tribunais federais, em 2010, 2804 ações de crimes de corrupção, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro, enquanto nos estaduais, 10104. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no ano passado, a corrupção teria causado a perda de recursos entre aproximadamente R$ 50,8 bilhões e R$ 84,5 bilhões. Considerando só o valor mínimo, seria suficiente a compra de 160 milhões de cestas básicas, ou a construção de 918 mil casas, ou ainda, 57 mil escolas. 

Nota do Blog: Corrupção, escândalos, mais corrupção, mais escândalos, mais ministros demitidos, mais assessores demitidos, faxina, limpeza, e dá-lhe corrupção de novo, mais escândalos, e tudo fica igual ao dia anterior. Mudam as moscas,mas, não mudam a merda. 
Esse é o ponto. Quando será que um bandido desse demitido do serviço público além de respondere processo civil e criminal, irá para a cadeia e principalmente devolverá todo dinheiro amealhado de forma ilícita todos os anos que ficaram à frente ou atrás na pasta. Os caras são demitidos com monte de prova sendo apontadas, o cidadão se dizendo de santo e o dinheiro que levou que ajudou a levar , empresas e outros se beneficiaram e nada acontece, o dinheiro fica e a vida continua se nada tivesse ocorrido. Pais da mentira. Pais da hipocrisia. País da bandalheira. Pais de um povo feito de palhaço diuturnamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário