terça-feira, 7 de maio de 2013

Será que Santarém ficou sabendo disso ? Acho que não ...

Emater do Pará realiza intercâmbio técnico no Rio Grande do Sul 

Agência Pará 

Uma equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), que inclui a presidente, Cleide Amorim, esteve no Rio Grande do Sul fazendo um intercâmbio com a Emater gaúcha. Na segunda quinzena de abril , no município de Sertão Santana, os técnicos do Pará conheceram duas propriedades rurais que participam do Programa de Combate à Pobreza Extrema, e na serra gaúcha, visitaram a Agroindústria Ruppenthal, no município de Picada Café, e a Feira do Produtor, no município de Gramado. 

O intercâmbio técnico começou com a apresentação do trabalho realizado pela empresa gaúcha no desenvolvimento de um programa que visa o combate à extrema pobreza. 
Em seguida, os técnicos da Emater paraense mostraram a experiência do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que a empresa vem desenvolvendo nas áreas rurais. 

“Atualmente, o CAR é uma das ferramentas mais importantes para o produtor rural, já que é uma exigência do governo. Durante a reunião fomos reconhecidos, pela direção local, pelo nosso trabalho e esforço na busca de alcançar a meta de 19 mil CARs só na região de Belo Monte”, ressaltou Cleide Amorim.

A programação prosseguiu com as visitas técnicas a duas propriedades rurais em Sertão Santana.
“Mas estamos ansiosos para conhecer a Agroindústria Ruppenthal, que trabalha com a uva, o forte da região, na fabricação de sucos. Temos bons exemplares de agroindústrias familiares no norte do país, mas sempre podemos oferecer melhores contribuições ao pequeno agricultor”, ressaltou a presidente da Emater-PA. 

Além de Cleide Amorim, integram a comitiva a técnica do Núcleo de Metodologia e Comunicação, Ana Lúcia Guerreiro; a chefe do Núcleo Pessoal, Alessandra Silva; o chefe do Núcleo de Geotecnologias, Diagnóstico e Rastreabilidade, Jamerson Viana, responsável pela emissão dos CARs, e o gerente do Projeto Atividade, Thiago Leão. 

A Emater-RS trabalha com aproximadamente 5.500 famílias no programa de combate à pobreza extrema - 92% da meta de público estipulado. Essas famílias já passaram ou estão passando pelo segundo módulo da capacitação e, simultaneamente, desde março, os técnicos começaram a elaborar os planos de inclusão produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário