domingo, 19 de maio de 2013

O grande passeio do milho pelo Brasil .. e Santarém nem faz força para produzir . ..

Ceará deve receber 30 mil toneladas de milho  

O Povo  

Trinta mil das 49,1 mil toneladas de milho prometidas pela presidente Dilma Roussef para combater os efeitos da seca no Ceará devem chegar ao Porto do Pecém até o dia 24 de junho. 

As informações são do secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edilson Guimarães. 
O milho será destinado ao socorro dos produtores rurais que dependem do cereal para alimentar o rebanho de bovinos, caprinos, ovinos do estado. 

No entanto, o transporte do grão depende do resultado do próximo leilão do milho que ocorre na próxima segunda-feira. 
Guimarães está otimista: “acreditamos que o leilão seja exitório e que todo milho chegue ao Ceará dentro do prazo estabelecido”. 

Segundo ele, serão ofertados no pregão 83 mil toneladas de milho para os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 
Perguntado sobre a quantidade disponível para o Ceará, Guimarães fala que o montante deve atender às necessidades dos produtores cearenses.

“Esse valor (30 mil t) foi definido através das reuniões com os representantes do Estado. Não foi decisão de Brasília”, declara. 

Prioridade 
Com o objetivo de facilitar as operações de remoção do milho, o Governo Federal publicou ontem a Portaria 59, que garante a prioridade de desembarque das toneladas do grão nos portos, bem como à logística de carga e descarga do cereal. 

A norma também determina que o processo é aplicável somente à aquisição do milho efetivada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para atender os produtores rurais situados nos municípios onde foi decretada a situação de emergência ou calamidade pública. 

Estoque 
Conforme divulgado pelo O POVO, apenas 10 mil toneladas do cereal chegaram aos armazéns cearenses. 
Esse percentual que veio ao estado foi transportado por caminhões. 

Entre as causas que contribuíram para baixo percentual de chegada do cereal foi a ausência de fornecedores interessados em transportar o produto por via marítima.
 
Por quê ? Entenda a notícia
Durante visita à Fortaleza, a presidente Dilma Rousseff prometeu disponibilizar 340 mil toneladas de milho para o Nordeste, nos meses de abril e maio. 

O Ceará , que recebeu apenas 10 mil t, espera por mais 30 mil t até junho. 

Nota do Blog: A falta de logistica nesse País é revoltante. O milho estocado no MT ou em Goias, desce de caminhão até o porto de Santos ou Paranagua e sobe de navio  para o Nordeste. Uma vergonha porque não temos ligações do Centro do País com o Nordeste. E Santarém onde a cultura mecanizada é pecado mortal, nem passa pela cabeça em produzir já que não tem problemas de seca e ser um grande abastecedor para o mercado de aves de Pernambuco e Ceará.... muito mais perto do que essa logistica que ano sim, ano não o governo federal faz .. para que plantar não é senhores administradores de Santarém ??? para que trabalhar em cima de uma politica agrícola com esse objetivo ? Isso dá trabalho ..

Um comentário:

  1. Uma vergonha o que fazem com o dinheiro público .. É mais fácil gastar do que procurar alternativas para melhorar a logistica do País ... bando de incompetentes

    ResponderExcluir