segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Primeiros dentinhos

Quando nascem os primeiros dentinhos da criança?

Dr. Marcio Franzese (*)

Os dentes decíduos ou dentes de leite, começam a nascer por volta dos 6 meses e vão aparecendo numa sequência, normalmente aos pares, mas isso varia muito para cada criança, podendo nascer próximo do 1º aninho. Não quer dizer que o dente vai ser mais “fraco” ou mais “forte” se nascer mais cedo ou mais tarde.

O importante é saber que cada um tem o seu ritmo e evitar fazer comparações com outras crianças, inclusive da mesma família.

Pela experiência clínica e relato das próprias mães, observamos que tem crianças que não sentem absolutamente nada quando do nascimento dos dentinhos, outras podem manifestar os seguintes sinais e/ou sintomas: “coceira” na região da gengiva, levar mão constantemente à boca, babar, morder, irritação, a criança pode ficar “chatinha”, perder o apetite, fezes amolecidas e esverdeadas, estado febril, baixar a resistência (estado gripal), hematoma de erupção (região arroxeada), entre outros.

Normalmente essas alterações desaparecem com a erupção (nascimento) dos dentes sem maiores problemas. Nos casos de maior incômodo podemos oferecer mordedores de boa qualidade (alguns tipos podem ser levados à geladeira o que proporciona alívio para o bebê) ou simplesmente massagear a região onde estão nascendo os dentinhos com dedeira ou escovinha ou mesmo com gaze/paninho limpo. O uso de fitoterápicos ou medicamentos naturais como camomilina ou maracujina também podem ser indicados. O mais importante é ter paciência e saber que é um processo natural ao qual a criança vai se adaptando gradualmente.

.No caso de dúvidas ou alterações mais graves o melhor é sempre conversar com o odontopediatra!

(*) Odontopediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário