quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O terceiro homem a considerar

Renato Gomes Nery (*)

Ele tem estatura pequena, mas esconde uma determinação invejável. Enfrentou e venceu o crime organizado no Estado de Mato Grosso. Isto lhe deu fama e prestígio. É muito preparado. Professor emérito e respeitado de Direito Constitucional. Ao olhá-lo não dá para acreditar do que este pequeno homem seja capaz. A sua coragem e determinação o levaram a renunciar ao invejável cargo de Procurador da República e enfrentar com a cara e a coragem uma eleição concorrida de Senador da República. Para surpresa dos céticos ele empunhou a bandeira da moralidade e foi eleito Senador da República. E lá no Senado da República, pela sua postura intransigente contra as mazelas deste País, está se projetando nacionalmente.

Este personagem representa o novo que não saiu das hostes tradicionais da política mato-grossense. Começou a vida política sem pais e nem padrinhos e venceu a primeira eleição que disputou. Parece que veio para ficar e promete ir longe. Não duvide de sua capacidade e nem de sua coragem. A oposição no Estado de Mato Grosso tem nele, talvez uma das únicas lideranças efetivas para aspirar, competir e vencer as eleições para o executivo estadual. Esta luta, com sua presença, será travada de forma maniqueísta: do bem contra o mal. Do novo contra o velho ultrapassado. Foi esta bandeira que o levou ao Senado de República. Não esquecendo que ele é cuiabano e irá, com certeza, galvanizar em torno de si o eleitorado da Baixada Cuiabá que foi de há muito tempo apeada do poder político.

Para que tudo isto aconteça é preciso que a oposição crie juízo, se alie e se estruture, partindo para um projeto político comum de conquista do poder, a partir das eleições do ano que vem. A união da oposição poderá determinar o rumo das eleições municipais do próximo ano e, por conseqüência das estaduais dois anos depois.

Caso isto não aconteça, vamos ter uma eleição de dissidentes contra não dissidentes da atual situação. E talvez com a interferência de alguns políticos de antigas oligarquias que se encontram momentaneamente na oposição. E tudo continuará como dantes no Quartel de Abrantes.

(*) Advogado em Cuiabá. E-mail – rgnery@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário