quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O segundo homem a considerar

Renato Gomes Nery (*)

Este é um político invulgar. Sobe “Chico” ou “Francisco”, mas ele está sempre no comando. Forjado nos duros embates da política. É parlamentar há 05 mandatos. E devido a sua habilidade, reveza, há anos, a Presidência e a 1ª Secretaria do Poder Legislativo. Dizem que é um político em tempo integral. Não deixa de atender ninguém. Não tem um telefonema que ele receba que não atenda ou não retorne depois. Cultua o municipalismo. Fundou recentemente um partido aqui no Estado e filiou mais de 50 prefeitos, centenas de vereadores e inúmeros deputados na nova sigla, inclusive o vice-governador do Estado.

Se debate há anos com inúmeros processos judiciais. Tendo sido condenado em vários. Foi até afastado de Presidência do Poder Legislativo, por ordem judicial. Quando parece que ele encerrou a carreira, ressurge novamente com novo ânimo. Nem problemas de saúde são capazes de detê-lo.

Um político da carreira. Um campeão de votos. Cada eleição a sua votação aumenta. Diplomático. Habilidoso. Sempre tem uma solução para todos que o procuram. E não são poucos. É o elo entre grande parte das prefeituras do interior em suas demandas com o Governo Estadual. A sua força vem em grande parte do controle absoluto que exerce sobre o Poder Legislativo onde deságuam grande parte das demandas do Poder Executivo.

Com o controle absoluto do partido que ajudou a criar, vai ser difícil detê-lo. Sabe tudo sobre política e controla com mão de ferro os seus interesses e aliados. Não cultiva arestas e tem ascendência sobre diversos e influentes políticos e empresários do Estado. Não terá dificuldade em galvanizar apoio político, logístico e financeiro para um vôo maior. O seu caminho vem sendo pavimentado com prudência e paciência há vários lustros. E sempre chegou ou conseguiu o que quis. Se a Providência ou a Justiça não o detiveram dificilmente ele não percorrerá a pequena distância que o separa do Palácio Dante de Oliveira do Palácio Paiaguás. Quem viver verá.

(*) Advogado em Cuiabá. E-mail – rgnery@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário