domingo, 4 de novembro de 2012

Viu Santarém, até o Acre exporta ....

Melancia: uma fatia do Acre produtivo 

Agência de Notícias do Acre - Rio Branco

melancia top gun.jpg (562×389)Quinze toneladas de melancia foram colhidas na zona rural de Rio Branco. O produto será exportado. 

Esse volume é o excedente de uma plantação realizada em 12 hectares, na Fazenda Iquiry. A propriedade, que antes era uma área de capoeira e pasto, ou seja, um local degradado, agora está colhendo os seus frutos, inclusive no verão.

Esse cultivo está recebendo apoio do governo do Estado do Acre, por meio do financiamento do trator para a realização do trabalho e também recebe apoio para o transporte da produção. 

A Secretaria de Estado de Pequenos Negócios é outra parceira no intuito de fomentar o negócio no mercado local.“Este ano não foi tão seco, porque teve muita chuva, e isso ajuda na produção. O Acre é uma terra muito abençoada, então hoje eu estou colhendo 40 mil frutas. E cada uma estava pesando em média 14 quilos, que é acima da média nacional, de oito quilos”, conta o produtor José Petelin. 

A propriedade produz quatro variedades de melancia. 
A mais conhecida pelos consumidores é a Top Gun, comumente encontrada, além da variedade Georgia e Px.Deve-se salientar que o mercado consumidor leva em consideração o tamanho e formato do fruto, coloração da polpa, teor de sólidos solúveis, presença ou ausência de sementes. 

Então, nessa safra, o proprietário está investindo em uma nova semente híbrida e mais resistente, que é do tipo Top Seed. Visualmente ela se diferencia por ter um tom verde bem escuro na casca. “Esse é o lançamento, é uma melancia para concorrer com a Top Gun. A Top Seed é uma melancia maior e mais doce. A terra do Acre é formidável, é rica, e pouco se precisa fazer para produzir muito, então estamos apostando muito nessa nova safra”, disse.

A melancia (Citrullus lanatus) é nativa da África, mas é uma planta herbácea extremamente adaptável, e é, hoje, a segunda fruta mais produzida no planeta, depois da banana. Ela é uma planta com caule rasteiro, com ramificações que podem alcançar de três a cinco metros. 
O fruto possui excelentes propriedades diuréticas, e por isso é recomendada aos que têm problemas renais, nas dietas de emagrecimento, para pressão alta e reumatismo. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico.

O ciclo, que vai do plantio à colheita, varia de 85 a 120 dias, por isso o produtor já está preparando novamente a terra na área onde foi feita a colheita e estima que mais duas colheitas este ano. 
O cultivo de melancia necessita de solos com boa drenagem de água, e como a estação é de muita chuva esse é o melhor momento para o cultivo, comenta o proprietário Lauro Fontana.

O profissionalismo do produtor acreano é demonstrado nos detalhes, porque, mesmo sendo uma produção em larga escala, é preciso ter um bom padrão de qualidade: “As melancias são embarcadas de mão em mão e colocadas uma a uma no caminhão com muita palha, para que elas não machuquem e estraguem”, explica o produtor.

O setor produtivo do estado tem se desenvolvido por empreendedores e pequenos produtores que na produção agrícola têm encontrado seu meio de sobrevivência e melhor qualidade de vida. 

Nota do Blog: Santarém com porto na porta mas, sem política agrícola, sem incentivo, sem qualquer interesse de gerar renda e empregos através da agricultura, não exporta nem um pepino .... É mais fácil ficar de pinico na mão pedindo esmolas estaduais e federais ... E isso numa cidade que possui dois secretários de agricultura ... Parece piada mas é verdade. 

Um comentário:

  1. Pena você não estar em Santarém senão seria testemunha de que não temos cereais para exportar, mas, estamos produzindo montanhas de lixo em cada esquina que poderão ser exportados. Um lance nota dez da nossa Prefeitura ... Exportar lixo ..

    ResponderExcluir