sexta-feira, 2 de março de 2012

Milho do Mato Grosso :O andarilho....

Pela primeira vez o porto de Manaus lidera os embarques de milho do MT

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), compilados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o porto de Manaus foi, pela primeira vez, a principal porta de saída do milho mato-grossense em janeiro deste ano. 

O porto de Manaus foi responsável pelo escoamento de 263,93 mil toneladas das exportações de milho do Mato Grosso, correspondente a 53,1% do embarques, ante 169,56 mil toneladas, ou 34,2%, do porto de Santos. 

Os demais portos que também escoam a produção de milho do estado, entre eles o de Paranaguá-PR, foram responsáveis por 12,6% dos embarques. 

Nota do Blog: Quem gosta de olhar mapas poderia dar uma olhada onde fica Mato Grosso e os portos do Brasil, seja de Manaus, Santos, Paranaguá. Quanto custa para levar esse milho até esses  portos? Alguém já imaginou o tamanho da conta somente de frete? Um verdadeiro andarilho que mesmo assim consegue ser em algum momento competitivo para conseguir ser exportado. Alguém observa algum interesse do governo federal em mudar essa situação e deixar de jogar todo esse numerário de frete na lata do lixo e buscar alternativas em novos portos e também em novas logísticas? Tal qual, o negocio desse bando de urubus é fazer é gastar dinheiro com estádios de futebol... Isso dá voto!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário