sexta-feira, 23 de março de 2012

Universidade fechada

MEC decide fechar universidade São Marcos; reitora anuncia mutirão para fazer transferências

UOL - Educação

O MEC (Ministério da Educação) anunciou na noite de ontem (22) a decisão de descredenciar a Universidade São Marcos, de São Paulo, após verificar irregularidade na oferta de cursos. Entre elas, o descumprimento de medidas cautelares determinadas pelo ministério em função do baixo desempenho da instituição nas avaliações da pasta.

Em nota publicada no site da universidade, a reitora Maria Aurélia Varella afirma que está "esperando a publicação oficial da medida e, obviamente, obedeceremos o que for determinado". A reitora contou que ficou sabendo do fechamento por meio de um jornalista e que depois conferiu a notícia no site do MEC.

A nota da reitoria foi acessada na manhã desta sexta-feira (23), no site da instituição, e por volta das 13h já não estava mais disponível para consulta. A reportagem tentou entrar em contato com a universidade para saber o que aconteceu, mas não teve êxito.

O descredenciamento significa, na prática, o encerramento das atividade da São Marcos. Os cerca de 2 mil alunos da instituição devem ser transferidos para outras faculdades. A São Marcos tem 90 dias para providenciar a mudança e entregar toda a documentação acadêmica aos alunos.

De acordo com o MEC, as irregularidades verificadas “comprometem o funcionamento” da universidade. Além de descumprir as medidas determinadas pelo ministério no ano passado durante processo de supervisão, a pasta constatou que há “inviabilidade financeira e desorganização acadêmica e administrativa”.

Segundo a nota da reitoria, "não haverá aula na Universidade São Marcos e os documentos necessários à transferência dos alunos serão providenciados por um verdadeiro 'mutirão' de funcionários e professores que, mesmo sem receber salário (já que a medida pode ter consequências sobre os pagamentos que seriam efetuados na semana que vem), ajudarão a Secretaria a providenciar tais documentos. Informações sobre descontos, bolsas institucionais e outras serão transmitidas aos alunos, assim que tivermos ciência de como será realizada a transferência".

Veja a nota da reitoria na íntegra:
A Universidade São Marcos desde a intervenção judicial ocorrida em setembro de 2011 e a nomeação de nova reitoria ocorrida em dezembro do mesmo ano tem se esforçado para reverter a situação que colocou a Universidade sob o risco iminente de encerrar suas atividades. Reitoria, professores e funcionários, a maioria sem receber salários, trabalham no sentido de diminuir o prejuízo causado anteriormente aos alunos e concretizar a continuidade da Universidade.
Apesar de vários eventos que ocorreram e que foram extremamente prejudiciais ao nosso trabalho, trabalhamos muito e o esforço foi sempre em conjunto.
Após muita procura, conseguimos utilizar um prédio que abriga os alunos de maneira satisfatória e todos puderam acompanhar o trabalho de muitos que se dedicaram e fizeram o máximo que podiam no sentido de deixar tudo de acordo com as regras públicas. O prédio existe, é real, as aulas estavam sendo ministradas e o calendário de reposição das aulas praticamente finalizado em São Paulo e finalizado em Paulínia.
Todo esse esforço teve o apoio dos alunos que continuaram na Universidade São Marcos, inclusive cancelando transferências e voltando para o curso de origem. Teve também o apoio de funcionários e professores que recuperaram documentos e informações perdidos anteriormente.
Hoje, por volta das 19h e 30min, soubemos, por um jornalista, a notícia do descredenciamento da Universidade. Logo em seguida, vimos no site oficial do MEC que a Universidade São Marcos havia sido descredenciada por esse Ministério.
Estamos esperando a publicação oficial da medida e, obviamente, obedeceremos o que for determinado.
Por esse motivo, não haverá aula na Universidade São Marcos e os documentos necessários à transferência dos alunos serão providenciados por um verdadeiro “mutirão” de funcionários e professores que, mesmo sem receber salário (já que a medida pode ter consequências sobre os pagamentos que seriam efetuados na semana que vem), ajudarão a Secretaria a providenciar tais documentos.
Informações sobre descontos, bolsas institucionais e outras serão transmitidas aos alunos, assim que tivermos ciência de como será realizada a transferência.
Lamentamos muito e agradecemos a todos que acreditaram no trabalho que estava sendo realizado por todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário