quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Os absurdos no esporte

Atletismo fecha dois centros de treinamentos a cinco anos dos Jogos Rio 2016

José Cruz (*)

O futuro do atletismo, modalidade nobre do esporte e que deu origem ao movimento olímpico, está pelas tabelas.
E a cinco anos da realização dos Jogos Rio 2016 dois de seus três centros de treinamentos vão fechar as portas. Motivo: falta dinheiro no país do futebol.

Comunicado
A decisão foi comunicada oficialmente ao Ministério do Esporte, por email, no sábado passado, pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), ao diretor de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser Gonçalves.

Assim:
Por solicitação da Presidência desta entidade, informamos que esta Confederação está desativando, em função da falta de recursos para manutenção do Programa, o Centro Nacional de Treinamento de Atletismo Caixa CEFAN/MB, com sede no Rio de Janeiro, RJ, bem como está reduzindo o funcionamento do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo Caixa Sesi com sede na cidade de Uberlândia, MG, pelas mesmas razões. Abaixo, encaminhamos-lhe, para conhecimento, mensagem recebida do ex Cordenador do CNTA Caixa CEFAN/MB, do Rio de Janeiro.
Atenciosamente,
Martinho Nobre
Superintendente Técnico da CBAt

Enquanto isso
O diretor do Centro de Treinamento do Rio de Janeiro, Pedro Ferreira da Silva, já se despede do cargo.

A pedidos já estou tomando todos as providências de desligamento necessárias e retomo agora as minhas funções anteriores, continuando no trabalho de contribuir em fazer o nosso atletismo não só crescer... mas acontecer!!
Será?

Futuro
 Estou fazendo contatos com a direção da CBAt para saber quantos atletas serão atingidos pela medida extrema, qual o valor necessário para a manutenção dos treinos etc.

Dúvida
Minha dúvida é que, em janeiro deste ano, o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, realizou assembleia em Manaus quando aprovou o orçamento da entidade. Só de patrocínio da Caixa são R$ 15 milhões disponíveis.

Na ocasião, nenhum problema foi apresentado, estava tudo muito bem, aplausos, apoios e planos maravilhosos para o crescimento do atletismo.

Afinal, que planejamento é esse que nove meses depois de aprovado vai para o espaço?

(*) Jornalista e que cobre há mais de 20 anos os bastidores da política e economia do esporte, acompanhando a execução orçamentária do governo, a produção de leis e o uso de verbas estatais na área esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário