terça-feira, 4 de outubro de 2011

Inibidores de apetite proibidos

Anvisa mantém sibutramina, mas proíbe outros emagrecedores

Folha de São Paulo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu manter a comercialização da sibutramina no país e retirar os medicamentos pertencentes ao grupo das anfetaminas e derivados (femproporex, anfepramona e mazindol) do mercado

Dois diretores acompanharam o voto do relator e diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Apenas o diretor José Agenor Álvares votou contra a permissão de comercialização da sibutramina.

A diretora Maria Cecília Brito, que acompanhou o relator, disse gostaria de retirar a sibutramina do mercado, mas entende que a questão é complexa e deve ser reavaliada em, no máximo, um ano e meio.

Finalizada a votação, os diretores vão discutir as novas condições de uso da sibutramina.

O relator se baseou em relatório técnico da agência. É, porém, uma mudança de posição da agência com relação ao início do ano. Nota técnica emitida pela Anvisa em fevereiro indicou problemas que desfavoreciam o uso das quatro substãncias.

Em agosto, a coluna da Mônica Bergamo informou que a Anvisa iria recuar da decisão de vetar os quatro tipos de emagrecedores, liberando a sibutramina com restrições.

O Conselho Federal de Medicina é contrário à restrição da venda dos inibidores. Já ameaçou entrar na Justiça caso a agência decida pelo veto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário