sábado, 1 de outubro de 2011

Empresário (1)

O 3G dobra o potencial de crescimento da Nextel, diz Sérgio Chaia

O Estado de São Paulo

Todos os dias pela manhã, enquanto a maioria dos executivos se prepara para o dia acompanhando o noticiário pelos jornais e rádio, o presidente da Nextel no Brasil, Sérgio Chaia, pratica um hábito peculiar: a meditação. Chaia segue o budismo há sete anos, filosofia que ele diz o influenciar como gestor. "O budismo me ajudou a me conhecer melhor. Para liderar pessoas você precisa se liderar primeiro", afirma.

Sob seu comando desde 2007, a Nextel conseguiu aumentar o número de clientes de 1 milhão para mais de 3 milhões, feito que ele atribuiu à equipe da empresa. Como gestor, Chaia conta que tem prioridade nas pessoas. "Gasto 70% do meu tempo em me conectar com as pessoas, em aprender com elas." Hoje a empresa conta com aproximadamente 6 mil funcionários.

Aliar trabalho a lazer também é uma de suas características. Como ex-jogador do Guarani, o empresário não abandonou sua paixão pelo esporte. "Jogo toda semana com trabalhadores da Nextel", diz, ao contar que aproveita o momento para também ouvir o que os funcionários tem a dizer sobre a empresa.

Sobre a recente vitória da empresa no leilão da Banda H – a última faixa de freqüência do 3G no Brasil –, Chaia mostra-se otimista. "O 3G dobra o potencial de crescimento da Nextel. Hoje cobrimos 63% do PIB nacional, número que deve passar a ser 90% do PIB", estima. Agora o trabalho deve se concentrar em alcançar isso em menos de cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário