segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nova variedade de soja

Embrapa lança variedade de soja para Minas Gerais

Soja BRSMG 800A, bem parecida com feijãocarioquinha
Grão também pode ser consumido misturado ao feijão, aumentando em 30% o valor proteico do prato.

Os produtores de soja de Minas Gerais contam com mais uma novidade para a safra 2011/2012, que começa a ser plantada na região a partir de outubro.

É a soja marrom, ou BRSMG 800A, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com a Fundação Triângulo.

A soja marrom apresenta resistência às principais doenças do grão e ciclo médio em Minas Gerais, região para a qual é indicada.

A grande vantagem da BRSMG 800A, no entanto, é a forma de consumo. Devido à sua coloração marrom, a nova cultivar pode ser misturada ao feijão carioquinha, aumentando em cerca de 30% o valor proteico do prato sem interferir no visual ou no sabor de um dos grãos mais consumidos do Brasil.

A expectativa é que a BRSMG 800A ajude a popularizar o consumo da soja in natura no Brasil.

Nos testes de degustação realizados pela Epamig em escolas, eventos, universidades e supermercados, os resultados têm sido promissores.
Em um supermercado de Uberaba, 819 pessoas degustaram a soja marrom preparada com caldo de feijão: 80% das pessoas disseram que certamente comprariam o produto; 13% informaram que provavelmente comprariam e 7% disseram que talvez comprassem o produto.

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) também tem realizado testes sensoriais em que a soja marrom foi preparada como feijão tropeiro e misturada ao feijão carioquinha em diferentes proporções.

A pesquisa mostrou que a mistura proporcional de 50% entre a soja e o feijão pode aumentar em 30% o valor proteico do prato e ainda garantir um sabor agradável.

A BRSMG 800A deve chegar aos supermercados em breve, com o nome comercial Nutrisoy e com o selo de identificação Soja de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário