Do silo até o exterior: conheça a rota da soja que vem do Norte do país
O Brasil é um dos principais exportadores de soja do mundo. Quase tudo o que é vendido para fora sai pelos Portos de Santos, em São Paulo, e de Paranaguá, no Paraná. Já a produção do Norte do país encontrou uma boa alternativa de saída.O Porto de Santarém, no Pará, passa pela época de maior movimento. Mas para chegar até lá, os grãos percorrem um longo caminho.
A primeira parte da viagem, feita por rodovias, sai de Campo Novo do Parecis, passa por Vilhena, em Rondônia, e termina em Porto Velho. Da capital, a carga segue pelo Rio Madeira e depois pelo Rio Amazonas até os Portos de Itacoatiara, em Manaus, e Santarém, no Pará. A última etapa é de navio até o destino final, Europa ou Ásia.
O corredor do Rio Madeira é utilizado porque a alternativa é a mais viável para escoar a soja da região com a vantagem de se perder menos grãos pelo caminho.
Do município de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, até Porto Velho, em Rondônia, a produção percorre mais de mil quilômetros. A rodovia continua sendo a vilã do escoamento, porque não oferece condições básicas de tráfego.
Chegando em Porto Velho, é preciso sorte para não encontrar fila. O caminhão é pesado, depois vem a classificação de grãos, que passam por análises que avaliam a qualidade do produto quanto à umidade e impurezas. Se não tiver dentro das normas exigidas, a carga pode ter a viagem interrompida.
Agora a viagem de grãos é feita por meio de balsas. O comboio vai pelo Rio Madeira até Santarém, no Pará. A soja começa a ser descarregada ainda durante a madrugada. Os grãos são sugados e levados até o armazém, onde ficam até a chegada do navio cargueiro para serem exportados.
Após semanas de viagem, o navio cargueiro vindo de Genebra atraca no Porto de Santarém. O pico de escoamento pelo Porto vai de junho a agosto. Em média, por mês, passam pelo Porto de dois a três navios cargueiros.
A soja que sai do Porto de Santarém é levada para o exterior principalmente para atender as indústrias de produção de óleo vegetal.
O navio cargueiro carregado com a soja que saiu de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, segue para Liverpool, na Inglaterra. A viagem deve durar aproximadamente 20 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário