segunda-feira, 25 de julho de 2011

Trânsito em Santarém

Trânsito em Santarém carece de soluções mais urgentes

Edilberto Sena (*)

A viagem do secretário municipal de transportes de Santarém a Brasília é notícia. Resta saber se ele busca na capital federal solução para o caótico trânsito de Cidade. Ele pode ter boa intenção e pode até conseguir algum recurso para ciclovias urbanas.

Algumas questões se levantam com essa viagem do secretário. Diz a informação que o responsável pela Pasta vai dialogar com o Departamento Nacional de Trânsito e com outra secretaria nacional. Ele quer mostrar a grave situação do trânsito e a necessidade de instalar mais ciclovias na Cidade.

Há os que questionam a eficácia do plano de ciclovias em Santarém. É verdade que há mais necessidade de se ter mais ciclovias, mas o caos do trânsito na Cidade é reprovado por situações mais graves como o excesso da falta de disciplina de muitos motoristas em relação aos sinais de trânsito, além da buraqueira geral das ruas.

Junta-se esse caos e a falta de punição dos que provocam irresponsavelmente os acidentes, deixando aleijados e mortos em possíveis inocentes. Para tais problemas o secretário de transportes não precisa ir até a Capital Federal. É importante para isso, ter coragem e competência para enfrentar a desordem do trânsito em Santarém.

Mesmo sendo importantes as ciclovias, é urgente - sem precisar ir a Brasília, disciplinar o trânsito de bicicletas e carros de boi e cavalo, com sinais luminosos, recuperar urgente as ruas - tapando os buracos, colocando sinais luminosos em cruzamentos e travessas perigosas, rigor com motoristas que abusam da velocidade e assim por diante.

O secretário e a prefeita têm muitos mais e urgentes tarefas a executar para moralizar o trânsito na Cidade, sem precisar ir ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília. Ciclovias sim, antes porém, moralização no trânsito.

(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural de Santarém (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário