sábado, 3 de março de 2012

Motivos para 'odiar' Chico Buarque

Luiz Caversan (*)

Aviso inicial: não tenho nenhum motivo para odiar Chico Buarque de Holanda, muito ao contrário. O título desta crônica surgiu de brincadeira ao fim do show de estreia do cantor e compositor na última sexta-feira em São Paulo, para uma plateia que mesclava celebridades das mais diversas áreas (televisivas, musicais, políticas e empresariais) a fãs empedernidos, daqueles que brigaram para estar ali no primeiro dia.

"O cara é tão bom que até humilha", foi o meu comentário meio exagerado ao amigo dramaturgo e jornalista Mario Viana, que na mesa ao lado havia cantarolado praticamente as 30 canções apresentadas naquela noite.

Poucos, muito poucos artistas podem se dar a este luxo, ter tantas de suas canções mesmo as mais novas e desconhecidas na ponta da língua de tanta gente.

Com sua timidez de mentirinha, seu porte fantástico para os quase 70 anos muito bem vividos, com seus músicos de sempre (destaque para os fantásticos percussionistas Wilson das Neves e Chico Batera), Chico enfileirou, além das canções do seu CD lançado em meados do ano passado, uma belíssima seleção de seus sucessos --e como deve ser duro para ele selecionar o que vai apresentar dentre a verdadeira enciclopédia musical de que é constituído seu cinquentenário repertório...

Mais ou menos conhecidas, as canções apresentadas com aquele timbre tradicional, viajando pelos ritmos mais brasileiros raspando o rap e o rock deleitavam quem estava ali para se deleitar.

Para a maioria, Chico Buarque é um clássico e ponto.

Ah, as mulheres... Elas en-lou-que-cem e perdem as estribeiras com o Chico, é incrível isso, os anos passam e ele continua a abalar os corações das moças e das não tão moças. E de alguns marmanjos também, porque muitos dos gritos de "lindo!" e "gostoso!" ouvidos ao longo do show não eram provenientes apenas de vozes femininas, não.

Em entrevista recente, Chico riu da repórter que aludiu ao seu charme, alegando ser ridículo dizer que alguém é sexy depois dos sessenta.

Desculpe, mas não é não, basta ver o faniquito que o cara desperta apenas com seu riso contido ou com o brilho de seus famosos olhos claros ou apenas dizendo "chorei até ficar com dó de mim..."

Também recentemente, e o divertidíssimo vídeo pode ser visto a qualquer hora, Chico descobriu que é odiado por gente que o esculhamba violentamente na internet.

Sim, pode ser, afinal tem gosto e desgosto pra tudo. Ou seja, não devem ser muitos mas certamente há mesmo quem odeie um cidadão capaz de escrever tantas e tão belas palavras, frases, poemas, canções, aos quase 70 subir ao palco, desfiá-las sublimemente e ser ovacionado por isso.

De fato, dá inveja...

(*) Jornalista e consultor na área de comunicação corporativa da Folha de São Paulo

Um comentário: