sábado, 11 de dezembro de 2010

Outro exemplo que não copiamos

Cajamanga
Produção de frutas cresce no Araguaia

A cadeia produtiva da fruticultura tem crescido significativamente na região do Norte Araguaia.

Prova disso é que o trabalho de incentivo ao cultivo de frutas na comunidade Bom Jesus começa a se expandir. Antes, apenas 8 famílias investiam no segmento, agora outras 12 começaram a investir na produção de frutas diversas e a utilizar a atividade como uma fonte importante de renda.

As 20 famílias plantam em 45 hectares frutas como abacaxi, maracujá, acerola, graviola, murici, jamelão, noni, jaca, manga, goiaba, jenipapo, taturubá, cajamanga e cajazinho silvestre, pequi e coco. Uma produção bem diversificada que garante produção o ano todo.

O trabalho em prol do desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da fruticultura em Mato Grosso é impulsionado pelo Programa MT Regional.

No município de Vila Rica (1.259 km a Nordeste de Cuiabá), o cultivo da frutas também está em franca expansão.
Uma das estratégias adotadas para incentivar a produção na região é o trabalho conjunto e um dos próximos passos será a a implantação de uma indústria de processamento de polpas.

Por enquanto, a produção é comercializada no mercado local e nos municípios vizinhos. A partir de 2011, o município de Vila Rica vai introduzir a fruta no cardápio da merenda escolar, aumentando assim o consumo de frutas e garantindo a comercialização para os pequenos proprietários.

O secretário de Projetos Estratégicos (Sepe-MT) e do Programa MT Regional, Renaldo Loffi, destaca que a fruticultura é uma das cadeias produtivas mais importantes no Estado. Segundo ele, desde a implantação do programa, foram instaladas inúmeros cursos de capacitação voltados à fruticultura, com objetivo de atingir os 141 municípios, por meio dos 15 Consórcios Intermunicipais.

Dessa forma, Mato Grosso poderá produzir mais e comercializar no próprio Estado, com maior qualidade e menor custo.

Nota do Blog : Algo que sistematicamente batemos na mesma tecla. Em todos esses exemplos que nossa região poderia se exemplificar e proporcionar a esse exército de pequenos produtores que temos em nossa região, um atrativo para que aumentasse, melhorasse, sua produção, antes da necessidade financeira, que como se observa, existem mil recursos e apoios estaduais e federal, há uma necessidade de VONTADE em que as coisas aconteçam. Sem VONTADE não se dá um passo. Na nossa região que clama, chora, por recursos, falta antes de tudo VONTADE em fazer acontecer. Dessa forma, vbamos continuar nessa mesmice sempre de mão estendida pedindo esmolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário