quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Todo ano a mesma coisa

Tradicionalmente em Santarém é realizada entre final de novembro e começo de dezembro a festa de Nossa Senhora da Conceição padroeira da cidade.
São várias e justas homenagens a nossa padroeira entre elas a procissão que é acompanhada por milhares e milhares de pessoas, num ato que comove e aflora a fé depositada em Nossa Senhora.

Exatamente por causa da procissão que várias ruas são enfeitadas, principalmente a São Sebastião sendo um dos enfeites bandeirolas esticadas ao longo da rua.
Nada contra o enfeite. Ornamenta e embeleza mais à festa.

Mas a bronca reside no fato de que àqueles que colocam não retiram e a coisa fica ao Deus dará.
O detalhe principal que tais bandeirolas são feitas de plástico e não de papel, como na maioria dos lugares que conheço, e com a chuva, o vento elas se desprendem e vão literalmente para o bueiro e conseqüentemente para o rio.
Numa terra aonde existem mais ongueiros e mais ambientalistas por metro quadrado que pingüim no Pólo Norte, é duro engolir que ninguém coíba que tais bandeirolas permaneçam após a procissão.
A coisa é tão descabida que num trecho tais bandeirolas escondem o semáforo de um cruzamento. Na hora que ocorrer um acidente vão dizer que é fatalidade.

Todo ano se reclama, mas a Prefeitura liga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário