sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Oportunidade de emprego

Reta final de contratações para a temporada de cruzeiros marítimos, que tem início este mês no País. Existem mais de três mil vagas para quem está atrás de novas experiências profissionais e quer conhecer cidades diferentes. O trabalho pode começar no Brasil e até se estender para outros lugares do mundo, como Europa, Caribe e Estados Unidos.

Algumas empresas recrutam profissionais o ano todo, tanto para trabalho na costa brasileira quanto para destinos internacionais. Mas quem pretende trabalhar na temporada nacional, que terá 20 navios e 415 roteiros, precisa correr. O prazo para que os candidatos enviem seus currículo termina neste mês de outubro.

Segundo previsão da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), serão criados 3.776 empregos diretos, alta de 16% em relação à temporada 2009/2010, levando em consideração a lei que obriga as operadoras a contratarem no mínimo 25% da tripulação de brasileiros.

As vagas para o trabalho em alto mar são variadas. São necessários profissionais para as áreas de restaurante, cozinha, fotografia, recepção, entretenimento, vendas, limpeza e bar. O salário médio varia de R$ 700 a R$ 4 mil e os contratos duram de seis a dez meses. Ter ao menos 21 anos e falar inglês são requisitos básicos.

De acordo com Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), antes de concorrer às vagas, o candidato deve avaliar como reage em certas situações: ficar longe da família, se relacionar com pessoas de culturas diferentes e não ter rotina de trabalho.

Vanderlei Marcolino de Sousa Júnior, 31 anos, aprendeu a lidar com essas situações e embarca domingo para seu quinto trabalho, na Itália. Em seguida, o navio segue para a costa brasileira. Sua primeira experiência foi em um cruzeiro no Alasca, quando começou a trabalhar no restaurante. Hoje em dia, ele é recepcionista.
“Sou formado em comércio exterior, mas nunca exerci. Sempre tive vontade de viajar, conhecer novos lugares e enxerguei no trabalho em cruzeiros essa oportunidade”, conta Vanderlei, que conheceu a noiva há dois anos e meio num cruzeiro. Como os contratos duram em média oito meses, ele trabalha como bartender em Santos quando está em terra.
“Antes de tudo a pessoa deve estar ciente de que terá pela frente muito trabalho. Nos primeiros dias o tripulante sofre, sente saudades de casa, porém depois se acostuma e percebe o quanto trabalhar em um navio é fascinante. Ele terá contato com pessoas de vários países e conhecerá diversos lugares”, diz a diretora da Infinity Brazil, Jerusa Pedrosa.

Onde encontrar

Infinity Brazil
cadastro no site http://www.infinitybrazil.com.b/r até o dia 10 de outubro para a

Staff Work
cadastro no site http://www.staffwork.com.br/ até o dia 20 de outubro

Royal Caribean
currículos para recrutamento at rccl.com.br até o dia 20 de outubro para temporada brasileira 2010/2011

Via World
Cerca de mil vagas – currículos em inglês com foto para viaworld at terra.com.br ou por meio do site http://www.viaworld.com.br/ até o dia 30 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário